Que significado tem a Quaresma para nós?

“Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente. E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. (…)E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.”
Mateus 6, 1-6. 16-18

Que significado tem a Quaresma para nós?
Lembro-me que na minha infância era um tempo de jejum e isto significava que à sexta não comiamos carne. Um pouco mau para crianças que muitas vezes não apreciam o peixe!
Mais tarde sentia-me muito indignada porque via gastar-se muito mais no peixe que se comia do que  numa simples refição de carne.
Jejum, esmola e oração são um caminho para  nos lembrarmos  a cada dia que Deus está connosco seguindo os gestos de Jesus. Mas o que é que nos diz Jesus sobre estes gestos?
Convida-nos à simplicidade, não a dar nas vistas, não para mostrar que  somos superiores nem para sermos admirados pelo que fazemos .
Diz-nos para nos dirigirmos ao nosso Pai em segredo, que a nossa mão esquerda não veja o que faz a direita…
Não devemos “usar” estas atitudes da Quaresma para mostrarmos que somos melhores cristão do que os outros, ou andar tristes porque é tempo de sofrimento. Pelo contrário, podemos alegrar-nos por termos a possibilidade de fazer algo por Jesus, por nos podermos voltar a aproximar mais dele nos nossos gestos quotidianos.
Jejum  não tem de ser sempre relacionado com as coisas materiais, como tantas vezes o vemos. Será que conseguimos imaginar  passar 40 dias sem falar mal de alguém, apenas pensando o melhor de cada pessoa, dedicando o nosso tempo a ajudar alguém…? Fazer isto por  imitação de Jesus, deixando que Ele transforme a minha vida no seu todo .
Esmola, é mais fácil dar umas moedas, umas coisas que nos sobram do que muitas vezes nos envolvermos com quem precisa. As necessidades materiais de alguém , não nos podem fazer esquecer da vida interior, das necessidades espirituias dessa pessoa.
Oração , ao retirar algumas coisas da nossa vida, deixamos mais tempo a Deus. A oração é o que cria uma relação pessoal com Deus, pois só assim podemos deixá-Lo mostrar o seu plano para a nossa vida, o seu desejo … A Quaresma é um tempo privilegiado para dedicar  a esta relação mais próxima, dar-Lhe espaço para invadir a nossa vida.
Como rezamos? Vemos apenas como um ritual  ou uma oportunidade de conhecer Deus melhor , para nos conhecermos melhor  e encontrarmos aquele Eu para o qual Deus nos criou?
São 40 dias para nos aproximarem de Jesus. Onde quero  que me leve este tempo de Quaresma?

Os comentários estão encerrados.