Sabei que o Senhor
faz maravilhas pelo seu amigo
e há-de escutar-me quando o invocar.
Muitos dizem: “Quem nos dará a felicidade?”
Resplandeça sobre nós, Senhor, a luz da tua face!
Deito-me em paz e logo adormeço,
porque só Tu, Senhor, me fazes viver em segurança.
Sl 12, 4,2.4.7.9
O Senhor faz maravilhas pelo seu amigo
De facto, o Senhor tem feito, faz, maravilhas por nós!
E, no entanto… Tantas vezes não valorizamos tudo o que nos é dado, de graça! – A vida, a natureza, as outras pessoas, a possibilidade de comunicar com Deus…
Neste início da nossa oração, desafio-nos a escrever, se o conseguirmos, todas as maravilhas que Deus fez e faz por cada um de nós!
e há-de escutar-me quando o invocar
Porque temos tanto medo que Deus não nos escute? Mas não temos já experiência de ter recebido respostas de Deus aos nossos pedidos – sejam respostas interiores, sejam acontecimentos? E porque é que, precisamente quando precisamos mais de Deus, quando estamos por baixo, duvidamos e nos afastamos Dele, procurando a resposta noutros sítios?
Quem nos dará a felicidade?
Andamos tantas vezes como baratas tontas, desesperadamente, à procura da Felicidade onde não se pode encontrar… Consumimos distracções, objectos, pessoas, e parece que nada nos sacia suficientemente nem duradoramente… Tentamos saciar as nossas sedes com pessoas que, muitas vezes, ainda têm menos água do que nós…
Resplandeça sobre nós, Senhor, a luz da tua face!
Manifesta-te, Senhor! Envia o teu Espírito para que nos sacie e nos encha de paz e amor para distribuir por este mundo tão necessitado!
Envia o teu Espírito, que nós pomo-nos a jeito para O receber!
E, cheios do teu Espírito, indo frequentemente à fonte, vai ser possível que se cumpra em nós o que sentiu o autor do Salmo:
Deito-me em paz e logo adormeço, porque só Tu, Senhor, me fazes viver em segurança.