“Disse-lhes Simão Pedro: «Vou pescar.» Eles responderam-lhe: «Nós também vamos contigo.» Saíram e subiram para o barco, mas naquela noite não apanharam nada. Ao romper do dia, Jesus apresentou-se na margem, mas os discípulos não sabiam que era Ele. Jesus disse-lhes, então: «Rapazes, tendes alguma coisa para comer?» Eles responderam-lhe: «Não.» Disse-lhes Ele: «Lançai a rede para o lado direito do barco e haveis de encontrar.» Lançaram-na e, devido à grande quantidade de peixes, já não tinham forças para a arrastar. Então, o discípulo que Jesus amava disse a Pedro: «É o Senhor!»”
Jo,21, 3-7
Numas pistas de oração era proposto identificar na história de vida concreta de cada um, à luz desta leitura, experiências que não foram bem sucedidas inicialmente, mas que acabaram por ter um desfecho positivo, e muitas vezes, inesperado.
Após este exercício, pude constatar como a Palavra de Deus pode ser eficaz, e dar força e ânimo, a partir da nossa experiência de vida. Também pude ver como mudei, como foi possível mudar, e ainda actualizar o que sou, a partir da experiência adquirida. Além de que fazer memória dessas experiências, me permitiu ver em perspectiva, e ter esperança relativamente a outras situações, que não corram tão bem, presentes e futuras.