«A partir desse momento, Jesus Cristo começou a fazer ver aos seus discípulos que tinha de ir a Jerusalém e sofrer muito, da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos doutores da Lei, ser morto e, ao terceiro dia, ressuscitar. Tomando-o de parte, Pedro começou a repreendê-lo, dizendo: «Deus te livre, Senhor! Isso nunca te há-de acontecer!» Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: «Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um estorvo, porque os teus pensamentos não são os de Deus, mas os dos homens!» Jesus disse, então, aos discípulos: «Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Ou que poderá dar o homem em troca da sua vida? Porque o Filho do Homem há-de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme o seu procedimento.»
Se nos distraímos por algum tempo os nossos dons e carácter sonhador podem fazer-nos aspirar a realizações que não chegamos a dialogar com Deus, e que por isso nos podem fazer desperdiçar energias, chegando um dia mais tarde à conclusão de que não sabemos porque nos metemos em certas coisas, por não lhes termos dado um sentido mais profundo, que só Deus pode acrescentar àquilo que fazemos, e que nos ajuda a ultrapassar os momentos difíceis de qualquer projecto. Por isso, e não só por isso, é tão importante que as coisas que nos propomos fazer sejam resultado da nossa oração e nesse sentido esta leitura pode ser uma ajuda para recentrar a vida.
Para nos ajudar a discernir sobre o emprego das nossas energias Jesus esclarece que ganhará a sua vida quem a perder por sua causa. De facto é frequente e talvez provável que aquilo que sentimos que Deus nos chama a fazer obrigue a renûncias da nossa parte. Como alento para acolher a vontade de Deus temos a garantia, que esta palavra e a nossa experiência de vida nos dá, que aquilo que fazemos por amor é o que nos torna mais felizes e nos faz a vida valer a pena.
Ajuda-nos Senhor a ser fiel a esta descoberta que é preciso renovar constantemente de que a felicidade se descobre dialogando e decidindo o rumo da nossa vida contigo.