“Quem crê no Filho de Deus tem esse testemunho consigo. Quem não crê em Deus faz de Deus mentiroso, uma vez que não crê no testemunho que Deus deixou a favor do seu Filho. E este é o testemunho: Deus deu-nos a vida eterna, e esta vida está no seu Filho. Quem tem o Filho de Deus tem a vida; quem não tem o Filho também não tem a vida. Escrevi-vos estas coisas, a vós que credes no Nome do Filho de Deus, para que tenhais a certeza de ter convosco a vida eterna. Esta é a plena confiança que nele temos: se lhe pedimos alguma coisa segundo a sua vontade, Ele ouve-nos. E, dado que sabemos que nos vai ouvir em tudo o que lhe pedirmos, estamos seguros de que obteremos o que lhe pedimos.”
1ª João 5, 10 -15
Este leitura desafia-nos a colocar toda a nossa confiança no Pai. Será que na verdade somo capazes de confiar plenamente Nele e vivermos na certeza de que Ele nos escuta sempre e nos sustenta? Até onde vai a nossa Fé e confiança Nele? Como reagimos perante as dificuldades?
No começo de um novo ano, talvez um dos desafios principais e que pode dar um sentido novo à nossa vida e à nossa Fé, é mesmo esse: Viver sempre na certeza da presença, do amor e do suporte deste Deus que nos ama. Um Deus que não olha a meios para se tornar próximo, viver connosco os caminhos da vida, nos sustentar nas alegrias e nas tristezas. Um Deus para quem não há limitações: tudo o que lhe pedirmos segundo a sua vontade, Ele escutará e nos dará.
Há tantas coisas que por vezes nos parecem impossíveis de alcançar: a recuperação de uma relação familiar perdida, a confiança que nos foi traída por um amigo, colega, a estabilidade familiar que precisamos…tantas vezes pensamos estes problemas como impossíveis de ultrapassar, e nem nos atrevemos a pedir, a tentar escutar o que o Pai nos tem a dizer, a confiar que Ele nos pode ajudar, a rezar por aquele que nos parece não ter qualquer perspetiva de mudar…Será que nesses momentos seremos capazes de confiar que Deus pode ajudar-nos a viver essas situações de divisão e a ultrapassá-las? Será que somos capazes, desde o olhar de Deus, de ter igualmente uma perspetiva de esperança sobre o outro e sobre nós?
Pai, hoje queria pedir-te que aumentes a minha confiança e a minha certeza do teu Amor. Ajuda-me a viver esta confiança não apenas por palavras que me saem, por vezes, tão automaticamente da boca. Faz com que a minha confiança em Ti seja um reflexo das minhas opções, das certezas que orientam a minha vida. Quero viver contigo sempre. Quero que as minhas opções de vida sejam guiadas por Ti e vividas na certeza da tua presença e amor constante. Guia-me, por favor, e ajuda-me a viver assim.
Obrigado pela esperança que tens em mim, apesar dos meus medos, limitações e pecado. Ajuda-me a ser capaz de igualmente olhar para mim e para os outros desde o teu olhar e não perder a esperança que tens em cada um de nós.