Obrigada Senhor, por mais esta semana que começa. Renova as nossas forças para acolher todos os desafios que ela nos possa trazer e ajuda-nos a manter um coração aberto e humilde para podermos estar disponíveis e atentos a todas as maravilhas que poderemos viver e contemplar.
Hoje falas connosco através da Carta de S Paulo aos Romanos 11,29-36:
Irmãos: Os dons e o chamamento de Deus são irrevogáveis. Vós fostes outrora desobedientes a Deus e agora alcançastes misericórdia, devido à desobediência dos judeus. Assim também eles desobedecem agora, de modo que, devido à misericórdia obtida por vós, também eles agora alcancem misericórdia. Efetivamente, Deus encerrou a todos na desobediência, para usar de misericórdia para com todos. Como é profunda a riqueza, a sabedoria e a ciência de Deus! Como são insondáveis os seus desígnios e incompreensíveis os seus caminhos! Quem conheceu o pensamento do Senhor? Quem foi o seu conselheiro Quem Lhe deu primeiro, para que tenha de receber retribuição? D’Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Glória a Deus para sempre. Amen.
Senhor, com as leituras de hoje compreendi que sempre que me falas de misericórdia, o que percebo é que tenho que ser mais misericordiosa com os outros; não julgar tanto, não estar tão presa a juízos de valor, ter uma maior capacidade de perdão….
Contudo, ao rezar estas palavras, intuía que é muito mais do que isso. A misericórdia a que me chamas é uma atitude de vida transversal a mim mesma, aos outros e a tudo o que me rodeia. Porque me permite ter um olhar mais além do aqui e do agora; porque me ajuda a não absolutizar situações e circunstâncias; porque me ajuda a dar espaço a mim mesma e aos outros para crescer; porque me ajuda a não “cristalizar”, rotular as pessoas. Acredito que a riqueza e sabedoria que me queres oferecer passa muito por aqui.
Obrigada Senhor por me mostrares que a vida tem sempre muito para oferecer, que é uma Graça podermos sempre crescer e desenvolver-nos. Obrigada Senhor por me dizeres, nos dizeres, que somos o teu grande projecto. Ajuda-nos a ser conscientes das vozes que levamos por dentro, de quem nos fazemos acompanhar interiormente, para que o que alimentemos seja a misericórdia que nos propões viver, e assim possamos alcançar a sabedoria e riqueza que desejas para nós.