“… e a casa encheu-se com o perfume do bálsamo”

E já cá estamos… na Semana Santa… e se calhar nem nos apercebemos. Senhor, que possa viver esta semana mais perto de Ti… acompanhando cada um dos Teus passos, dos Teus gestos, dos Teus silêncios e das Tuas palavras.


E começas por partilhar aquilo que viveste nesta semana em João 12, 1-11:
“Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde vivia Lázaro, que Ele tinha ressuscitado dos mortos. Ofereceram-Lhe lá um jantar: Marta andava a servir e Lázaro era um dos que estavam à mesa com Jesus. Então Maria tomou uma libra de perfume de nardo puro, de alto preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-Lhos com os cabelos; e a casa encheu-se com o perfume do bálsamo. Disse então Judas Iscariotes, um dos discípulos, aquele que havia de entregar Jesus: «Porque não se vendeu este perfume por trezentos denários, para dar aos pobres?» Disse isto, não porque se importava com os pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa comum, tirava o que nela se lançava. Jesus respondeu-lhe: «Deixa-a em paz: ela tinha guardado o perfume para o dia da minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco; mas a Mim, nem sempre Me tereis». Soube então grande número de judeus que Jesus Se encontrava ali e vieram, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Ele tinha ressuscitado dos mortos. Entretanto, os príncipes dos sacerdotes resolveram matar também Lázaro, porque muitos judeus, por causa dele, se afastavam e acreditavam em Jesus.”


Um dia como hoje há dos mil anos decidistes, Jesus, ir ter com os Teus amigos. Precisavas do aconchego daqueles que te amavam e a quem amavas. Foste ter com aqueles que te podiam compreender, fortalecer e inspirar nesta Tua caminhada final.
Acho que não conseguimos compreender profundamente a força que os nossos amigos têm em nós, também nestes caminhos de Deus. Será, Senhor, que me apercebo dos amigos que me compreendem, fortalecem e inspiram neste caminho até Ti?
E será que me apercebo também da compreensão, força e inspiração que sou para os meus amigos… neste caminho até Ti?
Maria, Marta e Lázaro foram essenciais na Tua vida, no Teu caminho de paixão até à cruz. Sabias que a amizade que havia entre vocês era chão, segurança e dom de Deus… e por isso percebeste com gratidão e profundidade o gesto de Maria: “Ela tinha guardado o perfume para o dia da minha sepultura”.
Ela também sabia bem porque o fazia… gesto de proximidade, de carinho e de cuidado: “Maria tomou uma libra de perfume de nardo puro, de alto preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-Lhos com os cabelos… e a casa encheu-se com o perfume do bálsamo.”


Senhor, hoje, ajuda-nos a celebrar as amizades que são caminho para Ti e são o Teu caminho para nós. Amizades que são bálsamo que enche de perfume a nossa vida. Ajuda-nos a celebrar os pequenos e os grandes gestos que nos fazem ser quem somos porque mais amados e mais capazes de amar mesmo quando muitos outros, como Judas, acham que aquilo que vivemos está errado e é desperdício.

Os comentários estão encerrados.