Querido Pai, bom dia!
Estamos em pleno mês de Julho, mês de férias para alguns, mês de permanecer para outros. É bom recordar que és Pai de todos os Homens; dá-me esperança e paz pois sei-Te a cuidar de todos, atento a cada um, garantindo que “ninguém se perca para sempre”. Posso respirar fundo, agradecer e dispor-me a ouvir o que tens para me dizer.
Hoje diriges-me as palavras que em tempos disseste a Jeremias capitulo 1, 1.4-10:
«Antes de te haver formado no ventre materno, Eu já te conhecia; antes que saísses do seio de tua mãe, Eu te consagrei e te constituí profeta das nações.» E eu respondi: «Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, pois ainda sou um jovem.» Mas o Senhor replicou-me: «Não terás medo, pois Eu estou contigo para te livrar» Em seguida tocou-me nos lábios e disse-me: «Eis que ponho as Minhas palavras na tua boca; a partir de hoje, dou-te poder.»
Hoje, Senhor, através destas palavras dizes-me que nos conheces desde sempre, antes mesmo de existirmos! Como pais que anseiam e desejam a vinda de um filho! Então cada pessoa não é mero resultado de um acaso mas foi sonhada, desejada, conhecida,amada desde sempre?
Alguns de nós temos a sorte de Te conhecer e de saber desse Teu amor por cada um! Alguns de nós temos a sorte de poder dialogar Contigo, de Te escutar na Tua Palavra.
A todos os Teus amigos, Tu dizes : “Eu te consagrei e te constituí profeta das nações”! Consagrar significa escolher e separar para uma missão, para um serviço… Onde me queres? Onde me necessitas?
Quais as coisas de que me posso “separar” ou desprender, para ficar mais disponível para a missão que me queres confiar?
“Constitui-te Profeta das nações”. Profeta é aquele que é “porta-voz” de Deus. Deus quer falar hoje! Deus tem sugestões de mais vida para cada um de nós! Deus tem caminhos, alternativas, possibilidades onde nós por vezes já só vemos impossibilidades. Para isso, convida-nos a manter uma relação próxima com Ele: para que Ele “ possa colocar palavras na nossa boca” ; para que possa dar-nos “poder” de ajudar os que vivem connosco. O normal é sentirmo-nos “muito jovens”, sentir que “não sabemos falar”; até porque, também nós, vivemos as mesmas limitações dos nossos contemporâneos, vivemos as mesmas dúvidas, desânimos, inseguranças. Mas, não é isso mesmo que nos permite compreender o que os
outros vivem e sentem? Só assim lhes poderemos falar “de dentro” e não “de fora”…
O importante é não nos afastarmos de Deus, o importante é confiar que nos conhece, que está atento e que a qualquer momento “porá palavras na nossa boca”; a seu tempo mostrar-nos- á caminhos, dar-nos- á força e poder!
Por isso, hoje Senhor, conta comigo. Ajuda-me a descobrir que a Tua força reside na minha não força. E que o Teu chamamento é maior que o meu sentimento de incapacidade. Escolhe-me,consagra-me e envia-me com o Teu poder de amar.