“Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.”
Mt 5, 7-9
Sempre gostei muito destas três Bem-Aventuranças e são as que estão há muito tempo sublinhadas na minha Bíblia. Hoje pergunto: “Pai, em que preciso da Tua misericórdia? Onde e com quem devo agir com misericórdia?”.
Não quero passar ao lado do Jubileu da Misericórdia; ainda que seja em pequena escala, acredito que podemos ter atitudes que sejam sinal de um coração inclinado sobre a miséria humana (porque nós próprios somos acolhidos na nossa miséria) e que façam a diferença num mundo que precisa de novas formas de responder às várias maneiras de terrorismo e violência que vivemos, novas formas de trabalhar pela Paz no nosso interior e no mundo: somos filhos de Deus, vamos mostrar quão profundamente acreditamos nisto?
E ser puro de coração não me parece de todo que esteja desatualizado. É importante termos limpidez sem complicações, transparência e simplicidade em todos os gestos, palavras, olhares e atitudes, os quais devemos deixar passar pelo nosso coração (onde sabemos que Deus habita!) antes de agir ou falar.
Vamos ser misericordiosos, puros de coração, pacificadores? Seremos felizes, felizes, felizes!