«Felizes os pobres em espírito,
porque deles é o Reino do Céu.
Felizes os que choram,
porque serão consolados.
Felizes os mansos,
porque possuirão a terra.
Felizes os que têm fome e sede de justiça,
porque serão saciados.
Felizes os misericordiosos,
porque alcançarão misericórdia.
felizes os puros de coração,
porque verão a Deus.
Felizes os pacificadores,
porque serão chamados filhos de Deus.
Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça,
porque deles é o Reino do Céu.
Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam.»
Mt 5, 3-12
Cresci com os super-heróis Batman, Homem-Aranha, Super-Homem e outros menos super como o McGyver e o Tintin, e outros heróis reais como, Martin Luther King jr., Nelson Mandela, Madre Teresa de Calcutá, S. Francisco de Assis e muitos mais até chegar a Jesus.
Cresci com a ideia de que eles eram super e eu um pequeno que sonhava super. A parte interessante dos super-heróis é que todos têm um ponto fraco, a parte real dos heróis reais que marcam a história é que são humanos.
Todo este tempo de Quarema faz-me cair na real. Reaviva-me a memória de que até Jesus teve de morrer antes de ressuscitar. Quando transporto esta realidade para a minha realidade, percebo que esta sociedade em que se vende sucesso como algo fácil e imediato, anda a enganar-me, porque os verdadeiros heróis sonharam o impossível vivendo com o possível e o caminho de santidade não é fácil. É preciso usar todo o potencial dos meios e Dons que encontramos à nossa volta. Quando olho à minha volta percebo que os verdadeiros heróis não são exaltados na praça publica, não são os salvadores pontuais e não fazem noticia. Os verdadeiros heróis são os que às vezes calam para construir, os que têm a humildade de trabalhar, aqueles que têm a humildade de pedir ajuda e de se deixar ajudar, aqueles que sonham alto e fazem caminho passo a passo.
Hoje, que sonho conduz o meu dia?