Pai, neste mês de Dezembro em que a época natalícia se aproxima, todo o mundo procura um pouco de paz… Um momento de pausa de tanta guerra e desgraça… Um momento em que nos possamos unir, recheados do teu amor, e partilhar um bocadinho de calor com esta humanidade cansada de tanta pobreza de espírito…
Hoje falas-nos através do Livro do Profeta Isaías 2, 1-5:
Visão de Isaías, filho de Amós, acerca de Judá e de Jerusalém: Sucederá, nos dias que hão-de vir, que o monte do templo do Senhor se há-de erguer no cimo das montanhas e se elevará no alto das colinas. Ali afluirão todas as nações e muitos povos acorrerão, dizendo: «Vinde, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacob. Ele nos ensinará os seus caminhos e nós andaremos pelas suas veredas. De Sião há-de vir a lei e de Jerusalém a palavra do Senhor». Ele será juiz no meio das nações e árbitro de povos sem número. Converterão as espadas em relhas de arado e as lanças em foices. Não levantará a espada nação contra nação, nem mais se hão-de preparar para a guerra. Vinde, ó casa de Jacob, caminhemos à luz do Senhor.
Vejo esta leitura como uma mensagem de esperança… Uma visão de que este tempo possa também ser de povos sem número que troquem armas e ódio por trabalho e amor… E não mais se prepararão para a Guerra… Já cansa sentir este mundo doente, a morte humana como algo tão banal, o sofrimento de uma criança como distante e “impossível de se fazer alguma coisa para ajudar, eles estão tão longe!” Num mundo onde a globalização reina e as eletrónicas substituiram as brincadeiras e as risadas em família… Onde o ódio dos homens leva à violência e à morte do mais fraco, onde estamos todos a sofrer com a poluição do nosso planeta… Fala-se dos cientistas já estarem a procurar novos planetas para a humanidade poder habitar no futuro e eu não compreendo como é que se investe mais em nos afastarmos de nós mesmos do que se poderia investir em nos curarmos aqui mesmo! Neste mês de dezembro rezo pela paz e pelo bom senso… O que poderei fazer para trazer paz e bom senso ao máximo de pessoas possível? Que a criatividade abunde em todos nós este Natal… Iluminados e inspirados pelo Espírito Santo vamos converter estas espadas em relhas de arado… Subamos ao monte do Senhor!
Pai, Tu que desejas paz na terra aos homens, ajuda-nos a querermos o mesmo para nós mesmos! Que este mês de dezembro consigamos encontrar formas de trazer paz e amor às nossas casas, às nossas famílias e ao máximo de pessoas que possamos alcançar… Que o teu amor nos encha do espírito de fraternidade e caridade este Natal.