Senhor Jesus, neste momento em que me preparo para a oração desejo acolher-te de todo o coração, deixando-me guiar pelo que a tua Palavra me vai dizendo.
Hoje somos interpelados pela vida de Jesus no Evangelho de S. João, capítulo 7, versículos 40 a 53:
Naquele tempo, alguns que tinham ouvido as palavras de Jesus diziam no meio da multidão: «Ele é realmente o Profeta». Outros afirmavam: «É o Messias». Outros, porém, diziam: «Poderá o Messias vir da Galileia? Não diz a Escritura que o Messias será da linhagem de David e virá de Belém, a cidade de David?» Houve assim desacordo entre a multidão a respeito de Jesus. Alguns deles queriam prendê-l’O, mas ninguém Lhe deitou as mãos. Então os guardas do templo foram ter com os príncipes dos sacerdotes e com os fariseus e estes perguntaram-lhes: «Porque não O trouxestes?». Os guardas responderam: «Nunca ninguém falou como esse homem». Os fariseus replicaram: «Também vos deixastes seduzir? Porventura acreditou n’Ele algum dos chefes ou dos fariseus? Mas essa gente, que não conhece a Lei, está maldita». Disse-lhes Nicodemos, aquele que anteriormente tinha ido ter com Jesus e era um deles: «Acaso a nossa Lei julga um homem sem antes o ter ouvido e saber o que ele faz?» Responderam-lhe: «Também tu és galileu? Investiga e verás que da Galileia nunca saiu nenhum profeta». E cada um voltou para sua casa.
Senhor Jesus, Tu conseguias tocar o coração do povo judeu com as tuas palavras e os milagres que fazias. Consideravam-te “Profeta” ou mesmo “o Messias” esperado. Mas também havia os que duvidavam que pudesses ser o Messias, por seres galileu.
Viveste numa época difícil, com a opressão dos romanos e os anseios de libertação por parte do povo judeu. Vieste dar a conhecer o Amor do Pai e poucos te entenderam. E hoje, 2000 anos passados, como vemos Jesus? Como compreendemos a sua vida e entrega por todos? Como o procuramos seguir? Acreditamos que Jesus é o Filho de Deus que encarnou por Amor à humanidade? Também somos capazes de dizer dele, como os guardas do templo, “Nunca ninguém falou como este homem”? E queremos levar a Palavra de Jesus tão a sério que a deixamos transformar profundamente as nossas vidas?
Senhor Jesus, ajuda-nos a sermos, cada vez mais, fiéis ouvintes da tua Palavra, permitindo que ela faça eco na nossa vida e a vá transformando em presença tua no mundo.