1.º sonho: “O anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe: «Levanta-te, toma o menino e Sua mãe, foge para o Egipto e fica lá até que eu te avise, pois Herodes procurará o menino para O matar.»
E ele levantou-se de noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egipto.”
2.º sonho: “Morto Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egipto, disse-lhe:
«Levanta-te, toma o menino e Sua mãe e vai para a terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino.» Levantando-se, ele tomou o menino e Sua mãe e voltou para a terra de Israel.”
3.º sonho: “Porém, tendo ouvido dizer que Arquelau reinava na Judeia, em lugar de Herodes, seu pai, teve medo de ir para lá. Advertido em sonhos, retirou-se para a região da Galileia e foi morar numa cidade chamada Nazaré.”
Queridos todos,
Neste dia tão especial para nós famílias cristãs, tenho o coração cheio de esperança e alegria, por toda a vivência destes dias e de a poder sintetizar hoje.
S. José é a personagem que este ano mais me ajuda a meditar e a esperar na confiança.
Os 3 sonhos que teve dizem-me que durante “toda a sua vida” ele escutou atentamente os sinais de Deus, a Palavra, as mensagens… e foi fiel.
3 é o numero da eternidade.
O sonho foi uma contínua espera atenta e disponível… como deve ser a nossa.
Diz que José era um homem justo e fiel. A mim fala-me que não foi por acaso que ele foi escolhido para ser o pai de Jesus.
Diz-me que é muito importante esta contínua disposição interior de escuta/acção.
Reparamos também que sempre se “levantou” do lugar onde estava.
Muitas vezes custa-nos desinstalar e outras tantas custa-nos aceitar a rotina, as relações difíceis.
Fica-me a vontade de guardar esta Vida que tenho nas mãos, a meu cargo.
A nosso cargo, sim, porque ela é muito frágil e os Herodes são muitos, esses que nos tentam roubar a paz: impaciência, intolerância, agressividade de palavras…falta de oração e de espera atenta e activa aos sinais.
Desejo a todos um ano cheio desta atenta e simples obediência aos sinais de Deus e tudo fluirá com muito amor por trás.