«E quem é o meu próximo?» Tomando a palavra, Jesus respondeu: «Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores que, depois de o despojarem e encherem de pancadas, o abandonaram, deixando o meio morto. Por coincidência, descia por aquele caminho um sacerdote que, ao vê-lo, passou ao largo. Do mesmo modo, também um levita passou por aquele lugar e, ao vê-lo, passou adiante. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão. Aproximou-se, ligou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho, colocou-o sobre a sua própria montada, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte, tirando dois denários, deu-os ao estalajadeiro, dizendo: ‘Trata bem dele e, o que gastares a mais, pagar-to-ei quando voltar.’ Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos salteadores?» Respondeu: «O que usou de misericórdia para com ele.» Jesus retorquiu: «Vai e faz tu também o mesmo.»
Lucas 10, 25-37
Jesus, aquilo que mais me toca hoje na tua Palavra é a forma como dizes claramente para sermos misericordiosos… uns com os outros.
“Vai e faz tu também o mesmo”…
Jesus lança-nos na missão de cada dia, para fazermos o bem, para vivermos em harmonia com o seu Reino, seja onde for, seja com quem for.
No dia de hoje, ajuda-nos a estar particularmente atentos ao nosso próximo…
Contemplando tudo isto, agradeço não estar sozinha, ter sempre a presença daquele que me ama acima de tudo, e que cuida de cada um de nós, muitas vezes através daqueles que estão perto.