Eu sou a verdadeira videira e o Meu Pai é o agricultor.

“Eu sou a verdadeira videira e o meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que não dá fruto em mim, e poda o que dá fruto, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais purificados pela palavra que vos tenho anunciado.”
Jo 15, 1-3


É tão curioso apercebermo-nos que a acção que Deus tem na Natureza, tem-na exactamente connosco. Vejamos este exemplo da poda. Em geral, a poda, na agricultura tem 3 grandes objectivos:
1. Cortar os ramos que estão doentes, secos, ou mesmo os que enfraquecem a planta (os ramos que por vezes observamos junto ao chão – chamados ramos ladrões – desviam o alimento do resto da planta e tiram-lhe força);
2. Dar a estrutura adequada à planta (nos primeiros anos de vida da planta);
3. “Obrigar” a planta a dar mais fruto, através da condução da seiva (alimento da planta) para os locais certos;
Se formos a ver bem, também é assim que uma relação intima e profunda com Deus provoca. Ele corta o que não nos faz crescer (experimento muito que muitas das irritações, impaciências, “discussões por tudo e por nada” se vão pacificando e relativizando). Ele dá-nos estrutura (Quanto mais profunda é a nossa relação com Deus, mais forte é o nosso chão, apercebemo-nos quais são as grandes motivações sobre as quais queremos construir a nossa vida). A nossa vida dá muito mais fruto, pois canaliza todo o nosso amor para os outros e não para nós próprios.
Hoje, tiremos alguns minutos, para nos apercebermo-nos como a mão de Deus tem moldado a nossa maneira de ser e a nossa maneira de amar.
Boa oração!

Os comentários estão encerrados.