Retiro de Silêncio

Todos os meses realiza-se em Vale de Lobos um Retiro de Silêncio, geralmente com a duração de três dias (de sexta à noite a domingo à tarde). No Verão, são propostos dois ou três retiros de semana completa. Fazer um retiro é dedicar um tempo prolongado a cultivar o diálogo e a amizade com Deus. Para ouvir a Sua voz, necessitamos de silêncio e de recolhimento interior. Só assim podemos conhecê-Lo e conhecermo-nos à Luz da Sua Palavra e, deste modo, longe da pressa e das corridas diárias, olharmos com coragem para a nossa vida e recentrá-la no que é verdadeiramente essencial.

O programa do retiro inclui geralmente pistas de oração, tempos de silêncio para rezar, Missa, tempos de oração com Maria, Esclarecimentos, bem como a possibilidade de ter uma conversa com as missionárias ou com um sacerdote. Há também intervalos sem nenhuma atividade destinados ao descanso, à oração e à leitura pessoal.

Ir a um retiro nem sempre é fácil, sobretudo quando sentimos que há tantas outras coisas urgentes para as quais não temos tempo. Mas um retiro pode fazer a diferença na nossa vida. Porventura, as maiores dificuldades não são os condicionamentos externos mas sim os internos: a nossa falta de vontade, a preguiça e o medo de nos enfrentarmos connosco próprios e com Deus. É importante vencer estas resistências em nós e arriscar investir naquilo que pode trazer verdadeiro sentido à nossa vida. Se queres encontrar Deus, reserva tempo para estar com Ele.