«Eu sou o caminho, a verdade e a vida»

Mais um dia, Senhor, mais uma oportunidade de vida, de amor, de entregar os meus talentos, a minha capacidade de amar, de ajudar. Gostaria tanto de poder viver assim o dia sem me deixar levar por lamentações, contrariedades e derrotismos! Já sei que a vida nem sempre é fácil. Ajuda-me, então, a ver o lado bom da vida!


E o lado bom da vida vêm-nos dado no Evangelho de Jo 14, 6-14
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vai ao Pai senão por Mim. Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. Mas desde agora já O conheceis e já O vistes». Disse-Lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta». Respondeu-lhe Jesus:
«Há tanto tempo estou convosco e não Me conheces, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai. Como podes tu dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que vos digo, não as digo por Mim próprio, mas é o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras. Acreditai-Me:
Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. Acreditai ao menos pelas minhas obras. Em verdade, em verdade vos digo: Quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
Se pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu a farei»


Sabes, Senhor, acho que não dou o devido valor às tuas palavras. Parece-me que me entram por um ouvido e saem pelo outro sem fazerem a diferença. Não deixes que hoje seja assim.
A Igreja convida-nos a celebrar a Filipe e Tiago que foram os teus apóstolos. E era através da sua experiência que recebia esta passagem.
Agradeço a vida deles que acreditou e viveu que Tu és o Caminho, a Verdade e a Vida. Eles acreditaram que na vida trilhamos o nosso próprio caminho seguindo pessoas, sonhos, formas de pensar, valores e também fugindo de medos, ameaças e perseguições. No entanto os teus discípulos, Ainda que com muitos desafios, seguiram-te a Ti, com os teus sonhos, a tua forma de pensar, os teus valores, acreditando que eras mais forte que os os seus medos, ameaças e até perseguições.
Eles em ti viram quem era Deus! Aprenderam a escutar a sua voz nas tuas palavras e nos teus gestos. Descobriram a tua força nas suas obras. Aprenderam o poder da oração que pede que se faça a vontade de Deus.
Se não tivessem sido os teus discípulos, hoje, nós não teríamos nem a tua Palavra nem a experiência de fé que temos.
Faz de mim, tua discípula. Aquela que conversa contigo, aquela que segue o teu Caminho, recebe a Verdade que és tu e vive a Vida que só tu dás! Para que muitos possam também conhecer e confiar em Deus que é o teu Pai e não uma projeção das nossas fantasias.


Hoje como naquele tempo, o mundo precisa de apóstolos, de discípulos que vivem a sério a Deus na vida do dia a dia. Faz de mim a tua discípula missionária.

Os comentários estão encerrados.