Domingo, é o Teu dia, Senhor. Ajuda-me, pois a deixar que hoje Tu tenhas mais tempo e mais espaço na minha vida. Que hoje, Contigo, possa olhar o mundo, contemplar as pessoas com quem vivo e dar-Te mais voz e voto naquilo que vivo.


E a tua voz hoje chega através das palavras de Mc 1, 21-28
Jesus chegou a Cafarnaum e quando, no sábado seguinte, entrou na sinagoga e começou a ensinar, todos se maravilhavam com a sua doutrina, porque os ensinava com autoridade e não como os escribas. Encontrava-se na sinagoga um homem com um espírito impuro, que começou a gritar: «Que tens Tu a ver connosco, Jesus Nazareno? Vieste para nos perder? Sei quem Tu és: o Santo de Deus». Jesus repreendeu-o, dizendo: «Cala-te e sai desse homem». O espírito impuro, agitando-o violentamente, soltou um forte grito e saiu dele. Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: «Que vem a ser isto? Uma nova doutrina, com tal autoridade, que até manda nos espíritos impuros e eles obedecem-Lhe!». E logo a fama de Jesus se divulgou por toda a parte, em toda a região da Galileia.


Hoje, parece que me queres ensinar, Jesus. Mas será que Te dou autoridade na minha vida?
Esta palavra é uma palavra difícil e fora de moda: autoridade. E no entanto são tantas as coisas que têm autoridade, que têm poder na minha vida.
Por exemplo: Não será que há muitas pessoas cuja opinião tem muita autoridade em mim? Ou as minhas obrigações e aquilo que me exijo! Se calhar os calendários apertados do meu trabalho ou do meu estudo. As dívidas que tenho e as contas que há que pagar durante o mês… tantas coisas que têm tanta autoridade. Também a doença que estou a viver, eu ou alguém próximo… que tem tanta autoridade sobre o meu tempo e a minha vida.
Parece-me, Jesus, que há muitas outras coisas na minha vida que têm mais autoridade que Tu!
Nesta passagem, Tu tens autoridade até sobre um espírito impuro… também eu tenho espíritos impuros: o espírito da perfeição a todo o custo, o espírito do medo do futuro, o espírito de não ser capaz de fazer bem as coisas, o espírito de ver perigos em todos os lados, o espírito de obedecer ao de fora e não dar espaço ao que vivo por dentro…
Será que no meio desses espíritos impuros que tantas vezes me cegam, me agitam, me enchem de ansiedade tenho espaço e a confiança necessária para ouvir a Tua voz, cheia de autoridade? Ou será que me esqueço de que Tu podes ser mais forte em mim?


Faz, Senhor, que no meio de tantas autoridades, que me marcam tanta exigência, e no meio dos meus espíritos impuros, eu possa ouvir a tua voz de amor e de serenidade que me devolve a confiança e a esperança na certeza de que Tu és Deus mais forte que os meus medos e desconfianças.

Os comentários estão encerrados.