Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados acima das vossas força.

“Não vos surpreendeu nenhuma tentação que tivesse ultrapassado a medida humana. Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados acima das vossas forças, mas, com a tentação, vos dará os meios de sair dela e a força para a suportar. Por isso, meus caros, fugi da idolatria. Falo-vos como a pessoas sensatas; julgai vós mesmos o que digo. O cálice de bênção, que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? O pão que partimos não é comunhão com o corpo de Cristo? Uma vez que há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, porque todos participamos desse único pão. Vede Israel segundo a carne: os que comem as vítimas não estão em comunhão com altar? Que vos hei-de dizer, pois? Que a carne imolada aos ídolos tem algum valor, ou que o próprio ídolo é alguma coisa? Não! Mas aquilo que os pagãos sacrificam, sacrificam-no aos demónios e não a Deus. E eu não quero que estejais em comunhão com os demónios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demónios; não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa dos demónios. Ou queremos provocar a ira do Senhor? Acaso somos mais fortes do que Ele? «Tudo é permitido» mas nem tudo é conveniente. «Tudo é permitido», mas nem tudo edifica. Ninguém procure o seu próprio interesse mas o dos outros. comei de tudo o que se vende no mercado, sem nada indagar por motivo de consciência; porque do Senhor é a terra e tudo o que ela contém. Se algum pagão vos convidar e vós quiserdes ir, comei de tudo o que vos for servido, sem nada indagar por motivo de consciência.”

1 Cor 10, 13-27


Bom dia Pai,

Nestes tempos de Quaresma, em que somos mais chamados a estar atentos às tentações a que somos sujeitos, peço-Te ajuda para reconhecer e destrinçar as verdadeiras tentações me afastam de Ti, do amor que quero viver com os que me rodeiam, dos compromissos que assumi Contigo e com os que amo. 

Parece fácil pensar que se formos mais poupados ou apenas mais solidários, se cedermos numa ou outra situação, estamos já a ceder a tentações. Parece-me contudo, que a Tua mensagem é mais radical. Pedes-nos para cedermos ao que não nos constrói e às vezes é tão difícil de distinguir … para abdicarmos de atitudes, de opções, de comentários, de comportamentos egocêntricos (embora à partida nem o pareçam tantas vezes), para estarmos atentos às nossas verdadeiras necessidades e às dos que nos rodeiam e não só ao que só nos dá prazer a nós (e tantas vezes apelidamos de necessidade). E não pedes para o fazermos sozinhos pois não conseguimos sequer reconhecer as verdadeiras tentações, mas para fazermos este caminho, que nos converte, que nos purifica, que nos faz ir mais além do que imaginamos humanamente, Contigo. Pois só tens Este olhar realista e concreto sobre a nossa vida e nos consegues ir transformando.

Que este dia seja marcado por uma viragem de página, pelo desejo expresso de com Deus abdicarmos de tentações que reconheçamos no nosso dia-a-dia e começarmos a viver com a dignidade de Filhos de Deus e certos da sua presença em nós.


Os comentários estão encerrados.