“Faça-se em mim segundo a Tua palavra”

“O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».” 
Lc 1, 35-38


Esta leitura convida-nos a acolher, com um coração aberto e disponível, os planos de Deus para nós e para o mundo. Garante-nos que Deus tem um projecto de vida plena, verdadeira e total para cada um de nós. Esse projecto exige de cada um de nós uma resposta decidida, total e sem rodeios. Viver à margem de Deus leva, inevitavelmente, a trilhar caminhos de sofrimento, de destruição, de infelicidade e de morte. Maria rejeitou o orgulho, o egoísmo e a auto-suficiência e preferiu conformar a sua vida, de forma total e radical, com os planos de Deus. Do seu “sim” total, resultou salvação e vida plena para ela e para o mundo.

– Que atitude assumimos diante dos projectos de Deus? E temos disponibilidade e vontade de concretizar as suas propostas, mesmo quando elas não são conciliáveis com os nossos interesses pessoais?

Os comentários estão encerrados.