A festa

“A vida é só uma festa, e as festas não foram feitas para durar.”
Prince

Hoje começamos este momento de paragem, dando graças.
Agradecer pela festa que é a nossa vida, a nossa família, a nossa casa, os nossos amigos, o nosso trabalho, a nossa comunidade.
O Papa Francisco nas suas catequeses sobre a Família, dedicou a primeira à importância de fazermos festa, de sabermos desfrutar de tudo o que temos, de tudo o que fizemos bem.
De vivermos agradecidos.


“Hoje falaremos da festa. E logo dizemos que a festa é uma invenção de Deus. Recordemos a conclusão do relato da criação, no Livro do Gênesis, que ouvimos: “Tendo Deus terminado no sétimo dia a obra que tinha feito, descansou do seu trabalho. Ele abençoou o sétimo dia e o consagrou, porque nesse dia repousara de toda a obra da Criação” (2, 2-3). O próprio Deus nos ensina a importância de dedicar um tempo para contemplar e desfrutar daquilo que no trabalho foi bem feito. Falo de trabalho, naturalmente, não só no sentido do ofício e da profissão, mas no sentido mais amplo: toda ação com que nós homens e mulheres podemos colaborar para a obra criadora de Deus.”
“Portanto, a festa não é a preguiça de sentar em uma poltrona, ou a sensação de uma vã evasão, não, a festa é, antes de tudo, um olhar amoroso e grato sobre o trabalho bem feito; festejamos um trabalho. Também vocês, recém-casados, festejam o trabalho de um belo tempo de noivado: e isso é belo! É o tempo de olhar os filhos, os netos, que estão crescendo, e pensar: que belo! É o tempo de olhar para a nossa casa, os amigos que hospedamos, a comunidade que nos cerca, e pensar: que coisa boa! Deus fez assim quando criou o mundo. E continuamente faz assim, porque Deus cria sempre, também neste momento!”
Hoje é dia de contemplar toda essa maravilha que Deus nos deu e aperceber-me que é tudo muito bom.
Assim como o Pai, quando criou o mundo e o olhou , hoje somos convidados a “olhar” com esses olhos da fé. Esse olhar amoroso e grato. Esse olhar que reconhece e se enternece. Vamos fazer festa.

E que grande é pensar que nós podemos colaborar na obra criadora de Deus.
O Papa diz-nos que toda a acção, todo o gesto, todo o nosso trabalho foi e é , aproveitado na história da salvação.
Porque Deus continua a criar. Está sempre a criar e convida-nos a ajudá-lo neste gesto sublime.
Sim, fomos e somos colaboradores de Deus na obra da criação.
Prince, deixou-nos uma herança, a sua música e frases/pensamentos que nos ajudam a reflectir, como a de hoje.
A nossa vida é só uma festa. Pode ser realmente um desfrutar, agradecendo continuamente as coisas boas que temos.
Deve ser um aproveitar e gozar todos os momentos como se fossem os últimos, sim.
Porque como ele diz: as festas não são eternas.
Na vida há momentos bons e momentos menos bons e até muito difíceis. São eles também caminho de crescimento. E não deixam de fazer parte da festa.
O fim da festa, será a morte?
Estou convencida que aí começa a nova e eterna festa.

Os comentários estão encerrados.