«Acompanhavam-n’O os Doze, bem como algumas mulheres»

Sexta feira, por fim, Senhor, esta semana, este inicio de ano têm sido de loucos… Ainda bem que já chega o fim de semana. Ajuda-me a poder tomar distância de tanta correria e ajuda-me a parar e a poder contigo ser dona do meu ritmo sem deixar que as urgências me roubem aquilo que é essencial.


E hoje falas-me do essencial em Lc 8, 1-3:
Naquele tempo, Jesus ia caminhando por cidades e aldeias, a pregar e a anunciar a boa nova do reino de Deus. Acompanhavam-n’O os Doze, bem como algumas mulheres que tinham sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades. Eram Maria, chamada Madalena, de quem tinham saído sete demónios, Joana, mulher de Cusa, administrador de Herodes, Susana e muitas outras, que serviam Jesus e os discípulos com os seus bens.


Esta leitura parece simples e sem muita polémica mas tem muito que se lhe diga.
Hoje em dia estamos muito habituados ao papel que a mulher joga e tem na sociedade. Ainda que saibamos também que nem sempre esse papel é respeitado nem valorizado…
Mas se é assim no nosso tempo, então no teu tempo, Jesus, nem falar… a mulher não riscava nada, não tinha voz nem voto, nem era reconhecida no âmbito público. Mas Tu eras acompanhado pelos doze e por algumas mulheres. Tu deixaste que as mulheres fizessem parte do teu grupo de seguidores, parte dos teus discípulos… Que novidade tão controversa para aquela época…
S. Lucas sabe porque escreveu este parágrafo tão curto. Ele sabia que as mulheres tinham encontrado em ti, Jesus, um olhar novo, um espaço diferente, uma valorização e uma importância renovada… Porque em ti todos somos filhos e filhas de Deus e é isso que importa. Todos somos pessoas capazes de ser amadas e de amar. E por isso Tu, Senhor, deixaste que elas te servissem, te amassem porque também tinham experimentado o teu amor e o teu cuidado.
Maria Madalena, até será a primeira testemunha da tua Ressurreição , aquela que foi ter com aqueles homens que te seguiram para lhes anunciar que Tu estavas vivo.
Senhor, hoje convidas-me a agradecer tantas mulheres que estão e estiveram presentes na minha vida. Será que reconheço tanto amor e serviço que recebi da sua parte?
E mais, nesta leitura experimento a pergunta: como olho para mulher na nossa sociedade? Fala-se muito do papel da mulher na Igreja e no Mundo… Como me coloco eu no meio de tudo isso? Acredito? Desprezo? Sou indiferente? Acho que não é um assunto que me diga respeito?
Obrigada porque para ti cada pessoa é importante… E por isso cada mulher é importante.


Hoje, Senhor, ajuda-me a agradecer cada mulher que cruza o meu dia e ajuda-me a ser como Tu, uma pessoa que acredita no papel essencial e imprescindível que cada pessoa tem. Ajuda-me a empenhar-me duma maneira humilde e criativa pela dignidade e valor de cada mulher.

Os comentários estão encerrados.