‘Aí vem o noivo, ide ao seu encontro!’

Senhor, hoje quero agradecer-Te a força da oração e a forma como, das maneiras mais simples ou mais complicadas, vais tentando chegar a cada um de nós. E peço-Te pela minha capacidade para Te escutar com o coração, para que vá trabalhando em mim a abertura aos momentos em que me chamas e a predisposição para os reconhecer.


Rezamos hoje com Mt, 25, 1-13:
Jesus contou a seguinte parábola: “O Reino do Céu será semelhante a dez virgens que, tomando as suas candeias, saíram ao encontro do noivo. Cinco eram insensatas e cinco prudentes. As insensatas, ao tomarem as suas candeias, não levaram azeite; as prudentes, sim. Como o noivo demorava, começaram a dormitar e adormeceram. A meio da noite, ouviu-se um brado: ‘Aí vem o noivo, ide ao seu encontro!’. Todas despertaram e aprontaram as candeias. As insensatas disseram às prudentes: ‘Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas candeias estão a apagar-se.’ Mas elas responderam: ‘Não: talvez não chegue para nós e para vós. Ide, antes, aos vendedores e comprai-o.’. Enquanto foram comprá-lo, chegou o noivo; as que estavam prontas entraram com ele. Mais tarde, chegaram as outras virgens e disseram: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Mas ele respondeu: ‘Não vos conheço.’ Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.”.


Hoje o Senhor interpela-nos e pede-nos que sejamos como as mulheres prudentes, que se prepararam para poder esperar o tempo que fosse necessário pelo noivo. Independentemente do dia e da hora a que ele chegasse, as mulheres prudentes iriam estar sempre de vigia. Assim é também no encontro com o Pai. Nem sempre sabemos o dia nem a hora em que nos vamos encontrar com Ele. Então, temos de nos preparar para uma atitude de vigia constante.
O Senhor pede que sejamos prudentes e que não nos falte o combustível que nos deixa ver se Ele está a chegar.
Qual é o teu combustível, aquele que te deixa alerta para a chegada do Senhor?
A mim, o Senhor disse-me nesta oração que o melhor combustível da minha vida e que me deixa desperta para os meus encontros com Ele são as pequenas orações diárias de dar graças, pedir perdão e reconhecer um sentimento do dia. A constante oração, ainda que simples, desperta-me para poder identificar quando o Senhor me visita no dia-a-dia ou num momento de oração mais forte. Ao contrário, quando falha a oração constante falham também o coração e os olhos abertos para o encontro com Deus. E, então, sou como as mulheres insensatas que precisaram de ir recarregar as candeias.


Pai, peço-Te hoje pela família que é a Igreja, que nos proporciona tantas oportunidades de não perder o combustível para estarmos alerta para o encontro Contigo. Peço-Te, em especial, pela Fraternidade Missionária Verbum Dei, por todos os seus membros que escolheram dedicar a sua vida à pregação e entregá-la a Ti, por terem ajudado tantos a encontrar-se ou reencontrar-se Contigo.

Os comentários estão encerrados.