Ajuda os que se põem em caminho

Senhor, obrigada por não me deixares da mão e seres tu que vens ao meu encontro através do meu telefone. Que este tempo possa ser realmente um tempo para escutar o que tens para me dizer.


E hoje vens ao meu encontro através da Terceira Carta de São João, versículos 5 ao 8
Caríssimo Gaio: Tu procedes fielmente em tudo o que fazes pelos irmãos, apesar de serem estrangeiros. Eles deram testemunho da tua caridade perante a Igreja. Farás bem, provendo-os do necessário para a viagem, de maneira digna aos olhos de Deus. Foi pelo nome do Senhor que eles se puseram a caminho, sem nada receberem dos pagãos. Devemos, portanto, ajudar esses homens, para sermos cooperadores da verdade.


Este bocadinho da tua palavra Jesus parece tão atual. Fala de estrangeiros que estão de viagem. Talvez o nome que lhes damos hoje seja migrantes ou mesmo refugiados. E a carta elogia Gaio por tudo o que ele fez: provendo-os do necessário para a viagem, já que eles se puseram em caminho.

Por isso, hoje à raiz desta leitura convido-te a ti que me escutas a pensar, contemplar e rezar pelos refugiados, por aqueles que se põem a caminho sem saberem para onde vão, mas só sabendo que não podem ficar onde estão.

Parece que isto tem sido os títulos das noticias há tanto tempo, mas já paraste para pensar e rezar. Talvez não possas fazer nada ou talvez possas fazer muito. O importante é ter um coração aberto para deixar que o Senhor continue a mostrar-nos a realidade deste mundo e no meio disso faça soar a sua palavra e o seu chamamento.

Não será que o Senhor nos chama a ajudar qualquer pessoa que está em caminho. Muitos se calhar já estão instalados na vida, cheios de seguranças e de um futuro assegurado. Mas também há muitos estrangeiros ou não, jovens ou mais velhos que neste momento precisam de alguém que os ajude para poderem continuar a caminhar em esperança.

Hoje peço-te que centres a tua oração nos que estão a caminho. Senta-te com o Senhor a falar sobre eles. E deixa que o Senhor te dê o seu olhar, a sua compaixão e o seu amor.


Senhor, não deixes que feche o meu coração à realidade que acontece tão perto de mim. Ajuda-me a que a minha oração me faça ver o mundo com os teus olhos e me faça comprometer-me da maneira que tu me pedes.

Os comentários estão encerrados.