«Bendito seja Deus»

Senhor, há quanto tempo não nos encontrávamos? Há pouco? Há muito? Quero pedir-te que este tempo de oração seja um tempo nosso. Por isso, preparo o meu coração para te ouvir, para que não seja esta oração fruto do meu pensamento, mas sim para que seja capaz de ouvir a que me chamas e, assim, se faça a oração em mim segundo a tua vontade.


E a tua vontade, hoje, expressa-se no Livro de Tobias, 11, 5-17:
“Naqueles dias, Ana, mulher de Tobit, estava sentada, percorrendo com a vista o caminho por onde seu filho Tobias devia voltar. Quando verificou que ele estava a chegar, disse a Tobit: «O teu filho está a chegar com o homem que o acompanhou». O Anjo Rafael tinha dito a Tobias, antes de que ele se aproximasse do pai: «Estou certo de que se abrirão os olhos de teu pai. Unta-lhe os olhos com o fel de peixe: o remédio fará que as manchas se reduzam e desapareçam dos seus olhos. Teu pai vai recuperar a vista e verá a luz». Ana correu a lançar-se ao pescoço de seu filho e disse-lhe: «Já te vejo, meu filho. Agora posso morrer». E começou a chorar. Tobit levantou-se e, embora tropeçando, conseguiu sair pela porta do pátio. Tobias foi ao seu encontro, com o fel de peixe na mão; soprou-lhe nos olhos, segurou-o e disse-lhe: «Coragem, pai!». Depois aplicou-lhe o remédio e, com ambas as mãos, tirou-lhe uma espécie de pele dos cantos dos olhos. Então Tobit lançou-se-lhe ao pescoço e chorou, dizendo: «Já te vejo, meu filho, luz dos meus olhos». E exclamou: «Bendito seja Deus, bendito seja o seu santo nome. Benditos sejam os seus santos Anjos por todos os séculos. Porque Deus tinha-me ferido, mas compadeceu-Se de mim, e agora vejo meu filho Tobias».”


Senhor, hoje falas-me da história de uma família que recebeu uma graça tua, porque o filho Tobias ouviu aquilo que lhe tinhas a dizer e seguiu a tua vontade.
Assim, um pai que não via passou a poder ver o seu filho, contemplar a natureza, ver a beleza do mundo.
Que estou eu a ver agora?
(Tempo de silêncio com música para contemplar)
O que dou graças a Deus por poder contemplar neste preciso momento?
(Tempo de silêncio com música para contemplar)
E o que oiço? Tenta descobrir o som mais longínquo que conseguires…
O Senhor deu a visão àquele pai e ele soube agradecê-la. Que graça queres agradecer a Deus que tenha sido dada a ti ou a alguém da tua família?


Jesus, hoje relembraste-me o importante que é agradecer… agradecer as tuas graças. Por isso, hoje agradeço-te a saúde da minha família, o amor, o carinho e a união. Agradeço-te o meu emprego e os meus colegas de trabalho, mesmo aqueles de quem gosto menos. E peço-te que me ajudes a ter uma postura mais agradecida.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amén.”

Os comentários estão encerrados.