«Caminhai na caridade, a exemplo de Cristo»

Obrigada Senhor pela história que vais fazendo connosco, comigo e com aqueles que estão à minha volta, obrigada porque a Tua presença é efetiva e afetiva.


A segunda leitura do dia de hoje é Efésios 4, 30 – 5,2:
Irmãos: Não contristeis o Espírito Santo de Deus, que vos assinalou para o dia da redenção. Seja eliminado do meio de vós tudo o que é azedume, irritação, cólera, insulto, maledicência e toda a espécie de maldade. Sede bondosos e compassivos uns para com os outros e perdoai-vos mutuamente, como Deus também vos perdoou em Cristo. Sede imitadores de Deus, como filhos muito amados. Caminhai na caridade, a exemplo de Cristo, que nos amou e Se entregou por nós, oferecendo-Se como vítima agradável a Deus.


Senhor, muitas vezes olho para a Tua Palavra, para a linguagem utilizada e para o seu contexto e pergunto-me como pode ser que se faça tão atual mesmo como o espaço temporal que nos distancia?
S. Paulo usa palavras fortíssimas que às vezes nos custa utilizar: o azedume, a irritação, a cólera, o insulto, a maledicência e a maldade. Às vezes parece-me que ao mesmo tempo que reconheço que estas atitudes transformam ambientes, tento suavizar o seu impacto dizendo: “o que tem o poder de transformar o mundo são as grandes ações, os grandes governos e as correntes de luta contra a pobreza e a corrupção”. Mas afinal o que S. Paulo faz é colocar em evidência as coisas pequenas – que não são mais que as raízes das grandes – aquele azedume, aquela irritação, aquele insulto ou aquela maledicência que muitas vezes passam e se multiplicam sem que sequer me aperceba. Isso é o que preciso cuidar!
Como cuidar? Paulo também o explica. “Como Deus” o fez, “sede imitadores de Deus, como filhos muito amados”. Imitando quem me cuidou, imitando quem me amou, imitando os que para mim são sustento. Posso reconhecer os braços que me têm trazido até aqui, as experiências que fazem de mim quem sou.
E por isso sinto que neste momento posso fazer memória da verdade disto na minha vida. Como é real que posso amar porque me amaram, que posso caminhar ao encontro porque alguém me encontrou.
Ajuda-me, neste momento, a relembrar os gestos de carinho, de ternura, de bondade, de vida e de amizade que tive apenas porque experimentei. Ajuda-me a descobrir o amor para o reproduzir com o meu corpo, com a minha vida.


Jesus, peço-Te hoje a graça e a companhia para crescer em caridade, para crescer em amor, para crescer em amizade. Que hoje possa ver e experimentar em Ti aquilo que é força para mais, o Teu amor para amar mais, o carinho para ser mais carinhosa, a coragem para ser mais corajosa e a amizade para criar amizades.

Os comentários estão encerrados.