“Celebrar a vida e as pessoas”

Olá Senhor, hoje é dia de Carnaval. Gosto imenso de recordar a minha infância e depois também os meus tempos jovens onde o disfarce e a festa faziam parte obrigatória destes dias. É verdade que o Carnaval é uma festa que se ri da Quaresma que cai chegar. Mas hoje quero pedir que me ajudes a viver em festa, porque a festa faz parte da vida e tu bem o sabes! Ajuda-me a encontrar, hoje, razões para fazer festa! Razões para festejar a vida!


E as tuas razões para festejar vem-nos dadas em Marcos 10, 28-31
Naquele tempo, Pedro começou a dizer a Jesus: «Vê como nós deixámos tudo para Te seguir». Jesus respondeu: «Em verdade vos digo: Todo aquele que tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras, por minha causa e por causa do Evangelho, receberá cem vezes mais, já neste mundo, em casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, juntamente com perseguições, e, no mundo futuro, a vida eterna. Muitos dos primeiros serão os últimos e muitos dos últimos serão os primeiros».


Esta leitura que se calhar não é muito conhecida, dá-nos, Senhor, tantas razões para celebrar. Sim razões para celebrar e não só razões para andarmos chateados e irritáveis.
Pedro somente repara naquilo que deixou para Te seguir! Não seremos nós também assim? Só reparamos no que não temos? No que nos falta? No que não nos dão?
Jesus vais muito longe com uma resposta aparentemente contraditória: “Todo aquele que tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras, por minha causa e por causa do Evangelho, receberá cem vezes mais…”
Brincar ao Carnaval não tem que ser esconder-se atrás duma mascara para esquecer a vida chata. Pode ser pôr um olhar novo e celebrar aquilo que enche a nossa vida de tantas coisas tão boas…
Eu hoje quero dizer, desde a minha vida que também deixou tudo para seguir Jesus, que tenho recebido tanto, tenho recebido muito mais do que podia imaginar. E por isso hoje celebro! Agradeço as cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras que tenho recebido de Jesus e de muitas pessoas.
Por isso, hoje, convido-te a celebrar! A agradecer a Deus e também agradecer às pessoas que fazem a tua vida estar tão cheia de coisas boas.
Celebras tudo aquilo que a tua vida tem porque deixas que Jesus e as pessoas que o tentam amar, façam parte da tua vida?
Celebras o que recebes por quereres viver ao estilo de Jesus?


Jesus, obrigada por fazeres da minha vida também um lugar de festa no meio do cansaço, da incerteza e do que não sei viver. Mas hoje quero parar e celebrar o que enche a minha vida de sentido e de alegria. Quero agradecer-te e agradecer a todos os que me dão vida.

Os comentários estão encerrados.