«Compreendeis o que vos fiz?…»

Senhor, hoje é um dia muito grande! Os próximos dias são muito grandes, enormes em significado, infinitos naquilo que celebramos! Hoje é o dia da instituição da Eucaristia,
o modo como Tu escolheste ficar connosco todos os dias, para sempre, até ao fim dos tempos. Eucaristia quer dizer “ação de graças”, “obrigado”. Hoje quero fazer da minha oração intimidade e agradecimento.


A Palavra de Deus proposta para hoje é João 13, 1-15.
“No decorrer da ceia, (…) levantou-Se da mesa, tirou o manto e tomou uma toalha, que pôs à cintura. Depois, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha (…). Então disse-lhes: ‘Compreendeis o que vos fiz?… Vós chamais-Me Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque o sou. Se Eu, que sou Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que, assim como Eu fiz, vós façais também’.”


Jesus reúne-se com os amigos para uma ceia pascal segundo as tradições judaicas. E começa com um rito, para nós estranho, mas comum naquela civilização: lavar os pés. Não era, contudo, normal que Ele, sendo Mestre, lavasse os pés aos discípulos. Por isso Pedro se indigna e se insurge. Mas é neste gesto que Jesus vai resumir os Seus ensinamentos.
Jesus ‘diz’, de joelhos diante de cada um, com água e com uma toalha, tudo o que tinha pregado: que o grão de trigo só dá fruto se cair à terra e morrer, que a nossa vida é para ser feita serviço aos outros, que somos convidados a amar como Ele nos amou.
Nesta ceia, que começa assim, Jesus vai, depois, pegar no pão e no vinho e dizer-nos que, doravante e sempre que repetirmos aquele gesto em Sua memória, será o Seu Corpo e o Seu Sangue que teremos connosco, que teremos em nós; e essa será a forma mais íntima de vivermos em comunhão com Ele. Também o gesto do lava-pés, vivido como cada um é chamado a vivê-lo, é a forma mais perfeita de amarmos como Ele nos amou.


Diante dos Teus gestos, Senhor, quero ficar em silêncio e em contemplação, para aprender Contigo este modo de fazer e este modo de ser. Quero olhar-Te muito, para acolher de Ti tudo o que me queres dizer, no lava-pés e na fração do pão; e para Te redescobrir nos gestos de amor que tens para comigo em cada dia.

Os comentários estão encerrados.