«Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me»

Meu querido Deus! Estamos em plena Primavera, olhamos à nossa volta e voltamos, mais um ano, a ficar maravilhados com as árvores cheias de flores, a luz que enche o dia e o calor que nos quer aquecer. Quase que nos esquecemos que, ainda há tão pouco tempo, estava frio, os ramos estavam secos e a paisagem era cinzenta. Sem nos darmos conta vamos esperando cada estação, sempre com a certeza de que virá. Aprendemos com os ciclos da natureza a gozar o frio e depois o calor, aprendemos a estar e a saber esperar.


Esta passagem de João (16, 16-20) fala-me do ritmo de Deus e do saber esperar em Deus:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me». Alguns discípulos disseram entre si: «Que significa isto que nos diz: ‘Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me’, e ainda: ‘Eu vou para o Pai’?». E perguntavam: «Que é esse pouco tempo de que Ele fala? Não sabemos o que está a dizer». Jesus percebeu que O queriam interrogar e disse-lhes: «Procurais entre vós compreender as minhas palavras: ‘Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me’. Em verdade, em verdade vos digo: Chorareis e lamentar-vos-eis, enquanto o mundo se alegrará. Estareis tristes, mas a vossa tristeza converter-se-á em alegria».


Também eu me pergunto o que quer Deus dizer-me com isto: “Ainda um pouco, e deixareis de me ver; e um pouco mais, e por fim me vereis.” Realmente tem sido assim que Deus e eu temos caminhado. Umas vezes vejo claro e outras vezes não vejo nada e dou passos na escuridão. Umas vezes avanço, e saboreio que é por ali que Deus me chama, outras vezes recuo e perco-me e dou por mim a perguntar-me – “O que é que andas a fazer? Que confusão….”.
Impressionam-me três palavras desta leitura, que são palavras vindas do alto- «E POUCO DEPOIS…
Saber esperar em Deus é não me assustar quando digo que não sinto Deus na minha vida. Saber esperar em Deus é saber que não encontro uma explicação para tudo e que vivo no meio da chuva, do vento e do frio, e me esqueço que o sol há de vir. Saber esperar em Deus é aceitar o meu avesso, as minhas tristezas e não estar sempre a questionar tudo o que sou. Contudo, saber esperar em Deus, tem que ser também: manter em aberto a possibilidade do que há de vir; viver inspirado por um desejo profundo de ser habitado por este Deus que me pode parecer invisível, mas que não para de me chamar a dizer- …«E POUCO DEPOIS voltareis a ver-me.»
Deus na minha vida tem-se revelado assim: esperas, avanços e recuos; mas as esperas não têm sido uma perda de tempo, pelo contrário, tantas vezes têm sido os momentos em que Deus se manifesta e em que se torna mais claro aquilo a que me chama.


Por isso, meu Deus, te peço esta graça de aprender a acolher todos os teus tempos e ritmos, porque Tu te manifestas, tantas vezes, quando e onde menos esperamos.

Os comentários estão encerrados.