“Designou o Senhor setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois”

Os dias já estão um bocadinho mais compridos e mais coloridos. Ajuda-me, Senhor, sempre a tentar olhar o lado da vida que traz esperança. No meio de tantos desafios e contrariedades não deixes que perca a alegria e a certeza de que Tu estás!


E hoje, dia de Santo Timóteo e Tito, falas, Senhor, em Lc 10, 1-9:
Naquele tempo, designou o Senhor setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. E dizia-lhes: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara.
Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho. Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’. E se lá houver gente de paz, a vossa paz repousará sobre eles; senão, ficará convosco. Ficai nessa casa, comei e bebei do que tiverem, que o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘Está perto de vós o reino de Deus’.


Jesus, obrigada por me enviares! Não só me chamas para estar conTigo mas também para me enviares com outros à Tua “frente, a todas as cidades e lugares aonde” Tu hás-de ir!
Com quem me envías?
E aonde me envías?
Nesta leitura chama-me a atenção os verbos que usas em imperativo:
– Pedi!
– Ide!
– Não leveis!
– Não vos demoreis!
– Dizei: Paz a esta casa!
– Ficai…
– Não andeis de casa em casa!
– Comei do que vos servirem…
– Curai os enfermos…
– Dizei-lhes: ‘Está perto de vós o reino de Deus’.
Por isso, hoje, detenho-me nestes verbos:
Peço-Te a Ti, dono da seara, que mandes trabalhadores para a Tua seara e que contes comigo!
Quero ir onde Tu me envias, mesmo que seja difícil e assustador como ser cordeiro no meio de lobos.
Ajuda-me a não levar bolsa nem alforge, a não me agarrar àquilo que me atrapalha, àquilo que não me deixa estar livre para acolher os outros, àquilo que acaba por ser uma falsa segurança!
Não deixes que me demore em conversas desnecessárias que não fazem bem a ninguém. Mas antes que as minhas palavras e os meus gestos sejam: ‘Paz a esta casa’.
Que eu possa permanecer e ficar nas relações e que não ande a saltar de pessoas pessoa sem aprofundar a relação. Que possa aprender a receber e comer do que me servirem. E faz com que use o poder que me dás para curar tantos corações enfermos.


Senhor, que hoje possa ser esta a minha oração e que a Tua graça possa transformar a minha vida para que através de mim possas fazer acontecer e dizer: ‘Está perto de vós o reino de Deus’.

Os comentários estão encerrados.