«Deus criou o ser humano à sua imagem, criou-o à imagem de Deus»

Bom dia, querido Pai!
Hoje é feriado e, por isso, agradeço-te que me tenhas convidado a um tempo mais prolongado de oração. Ajuda-me a aprofundar o que significa ser criado à tua imagem e semelhança; o que significa ser co-criador, Contigo, do mundo onde vivo; o que significam e que papel têm, na minha vida, o trabalho e o descanso. E a compreender cada vez melhor qual o meu lugar e papel neste teu Reino.


Hoje, Senhor, falas-me através de Gn 1, 26 – 2, 3:
Depois, Deus disse: «Façamos o ser humano à nossa imagem, à nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.» Deus criou o ser humano à sua imagem, criou-o à imagem de Deus; Ele os criou homem e mulher. Abençoando-os, Deus disse-lhes: «Crescei, multiplicai-vos, enchei e submetei a terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se movem na terra.» Deus disse: «Também vos dou todas as ervas com semente que existem à superfície da terra, assim como todas as árvores de fruto com semente, para que vos sirvam de alimento. E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus e a todos os seres vivos que existem e se movem sobre a terra, igualmente dou por alimento toda a erva verde que a terra produzir.» E assim aconteceu. Deus, vendo toda a sua obra, considerou-a muito boa. Assim, surgiu a tarde e, em seguida, a manhã: foi o sexto dia. Foram assim terminados os céus e a Terra e todo o seu conjunto. Concluída, no sétimo dia, toda a obra que tinha feito, Deus repousou, no sétimo dia, de todo o trabalho por Ele realizado. Deus abençoou o sétimo dia e santificou-o, visto ter sido nesse dia que Ele repousou de toda a obra da criação.


Hoje, quando comemoramos o Dia do Trabalhador, Tu convida-nos, Senhor, a aprofundar a Criação do Homem, em Génesis. E não me parece que este convite tenha nada de coincidência. Mas também não sinto que tenhamos já compreendido o que significa o dom da vida, o dom de sermos criados à tua imagem e semelhança e o papel do trabalho na vida do Homem.

Nesta leitura da Criação, Senhor, Tu trabalhas e Tu descansas.
O trabalho e o descanso são partes essenciais da Vida.

Sim, o trabalho dignifica-nos, amplifica-nos (leva-nos mais longe) e sustenta-nos. Permite realizarmo-nos como pessoas e plenificar também a nossa vocação de co-criadores deste mundo que Tu, com tanto Amor e Confiança, colocaste nas nossas mãos.
Mas, a verdade, é que vivemos no meio de brutais contradições, entre polos opostos e, parece, cada vez mais longe do essencial.
Por um lado, em quantas situações, espalhadas pelo mundo fora, o trabalho nada tem de dignificante? Quantas vezes nem sequer chega para a sobrevivência com o mínimo de humanidade? Quanta exploração e, mesmo, quanta escravidão conhecemos?
Mas, por outro lado, quantos de nós não somos verdadeiros escravos do trabalho, da ambição, do não poder ou não conseguir fazer diferente do que a sociedade à nossa volta faz? Não seremo nós, afinal, embora de formas diferentes, todos escravos?
Ajuda-nos, querido Pai, a compreender estas tuas palavras de Génesis, com consciência de que o Homem não foi feito para o trabalho, antes é através do trabalho que ele se vai tornando Homem.

Sim, o descando é também essencial. Mas, saberemos verdadeiramente descansar?
O que fazemos, no tempo em que não trabalhamos, descansa-nos? Paramos? Rezamos? Humanizamo-nos? Relacionamo-nos, connosco mesmo, com os outros, com Deus, com o mundo que nos rodeia? Aquilo a que chamamos descanso é, de verdade, um descanso “abençoado e santificado”?

«Descansar não deveria ser uma opção vital? Viemos a este mundo para trabalhar ou para descansar? O nosso objectivo devia ser trabalhar para estar cada vez mais descansados, mais equilibrados, mais saudáveis, mais em Deus. Se existimos para amar e ser amados, existimos para o descanso. É verdade que Jesus disse que nos prometia o descanso eterno. E, então, é melhor (e necessário) começar já, não só a preparar como a treinar esse tempo de descanso!”
Vasco Pinto de Magalhães, in “Só avança quem descansa”


Senhor, hoje quero pôr nas Tuas mãos todas as situações de trabalho/descando mal vivido que trago no coração. As que conheço de longe, dos meios de comunicação social, e as que me batem à porta todos os dias. O desemprego; a exploração e escravidão; a “ditadura” do trabalho; a falta de verdadeiro descanso.
E inunda os nossos corações, querido Pai, desta tua Palavra: “Deus criou o ser humano à sua imagem, criou-o à imagem de Deus; Ele os criou homem e mulher”

Os comentários estão encerrados.