«Disse aos discípulos que lhe aprontassem um barco, a fim de não ser molestado pela multidão»

Obrigada, Jesus, porque a cada instante permaneces comigo, intimamente, mesmo sem que me dê conta. Obrigada, Jesus, pela possibilidade de oração e pelo teu amor infinito e gratuito. Agradeço-te porque me vais dando uma nova compreensão do mundo, da vida, das relações e das pessoas. Quero também agradecer-te hoje especialmente pelo dom da vida.


Leitura do Evangelho de São Marcos 3, 7-12:
Jesus retirou-se para o mar com os discípulos. Seguiu-o uma imensa multidão vinda da Galileia. E da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, de além-Jordão e das cercanias de Tiro e de Sídon, uma grande multidão veio ter com Ele, ao ouvir dizer o que Ele fazia. E disse aos discípulos que lhe aprontassem um barco, a fim de não ser molestado pela multidão, pois tinha curado muita gente e, por isso, os que sofriam de enfermidades caíam sobre Ele para lhe tocarem. Os espíritos malignos, ao vê-lo, prostravam-se diante dele e gritavam: «Tu és o Filho de Deus!». Ele, porém, proibia-lhes severamente que o dessem a conhecer.


Porque é que Jesus se retirou com os discípulos? Seria para descansar, para pensar e rezar sobre o que estava a acontecer e/ou para conversar com os discípulos? Conversemos com Jesus.
Imaginemo-nos no meio da multidão e, depois, a entrar no barco. O que pensava e sentia Jesus ao olhar para esta multidão? A multidão preocupava-o, as pessoas estavam a sofrer muito e desejavam ser curadas. Algumas pessoas vinham de muito longe para verem o que Jesus fazia.
Quando estamos muito agitados por algum motivo, qual é a primeira coisa que costumamos fazer? Continuar na correria do quotidiano ou procurar um tempo para acalmar, pacificar, serenar interiormente? O que significa retirar-se? O que fazemos com a nossa multidão exterior (as pessoas com quem estamos, que vemos no trabalho, no metro, na rua, na televisão) e a multidão interior (os pensamentos e emoções)? Sentimo-nos molestados? Queremos fugir ou distrair-nos? Ou apenas desejamos retirar-nos para depois voltar a ir ao encontro das pessoas, com uma consciência mais plena de que o Senhor irá connosco e nos ajudará?


Senhor, ensina-nos a sermos capaz de te reconhecer em nós, nos outros e em tudo. A perceber que fazemos realmente parte de ti e uns dos outros. Ajuda-nos a perceber quão importantes são estes tempos de retiro, sem pressas, para falar contigo. Obrigada pela oração.

Os comentários estão encerrados.