«Dou-te o que tenho: em nome de Jesus, levanta-te e anda»

Bom dia, aqui estamos a começar nossa oração… mais uma vez. E hoje o grande convite é rezar pela Igreja, já que celebramos São Pedro e São Paulo. Rezemos pois por todos aqueles que são pilares na nossa Igreja e rezemos também por mim e por ti para que sejamos pilares da nossa Igreja e daqueles que estão ao nosso lado…


E a tua Palavra, Senhor, chega até nós em Atos 3, 1-10
Pedro e João subiam ao templo para a oração das três horas da tarde. Trouxeram então um homem, coxo de nascença, que colocavam todos os dias à porta do templo, chamada Porta Formosa, para pedir esmola aos que entravam. Ao ver Pedro e João, que iam a entrar no templo, pediu-lhes esmola.
Pedro, juntamente com João, olhou fixamente para ele e disse-lhe: «Olha para nós». O coxo olhava atentamente para Pedro e João, esperando receber deles alguma coisa. Pedro disse-lhe: «Não tenho ouro nem prata, mas dou-te o que tenho: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda». E, tomando-lhe a mão direita, levantou-o.


Depois de ouvir esta leitura convido-te a imaginares a cena: Pedro e João sobem ao templo como sempre, como cada dia. E são surpreendidos por um coxo que lhes pede esmola.
Quais são as tuas rotinas de cada dia? Deixas-te surpreender pelas pessoas que cruzam o teu caminho ou já tens tudo tão delineado que não há espaço para surpresas, para imprevistos, para deixares que outras pessoas te mudem os planos?
O coxo pede esmola e Pedro, com João, ainda que não tenha nada para dar, não recua nem ilude a sua presença.
Que fazes tu diante das pessoas que te pedem o que não tens para dar ou não queres dar? Evitas, calas, foges? Ou conversas? Escutas? Atendes?
Pedro diz ao coxo: Olha para nós… E o coxo olhava atentamente para eles!
Quantas vezes há pessoas que sem nos darmos conta olham para nós atentamente, esperando alguma coisa, mesmo sem às vezes nos darmos conta.
E Pedro continua: «Não tenho ouro nem prata, mas dou-te o que tenho: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda». E, tomando-lhe a mão direita, levantou-o.»
Pedro dá àquela pessoa o melhor que ele tinha: a experiencia de Jesus e do seu amor que é capaz de levantar a partir de dentro. Este é também o nosso maior tesouro, que somos convidados a partilhar.
Será que na vida do dia a dia é isso que dás aos outros? O tesouro de teres uma relação próxima com Jesus, a certeza de que Ele te ama e te fortelece no meio dos desafios e dificuldades da vida?
Esse é o convite: poder partilhar com os outros essa riqueza que é o nosso ouro e a nossa prata.


Senhor, hoje que celebramos Pedro e Paulo, agradeço pela sua valentia em darem ao mundo o maior tesouro que tinham: a experiência de ti, a fé! Faz com que eu também seja criativo e corajoso para fazer o mesmo!

Os comentários estão encerrados.