Efetivamente, existem sempre dois caminhos.

Inspiro fundo, deixo o ar entrar nos meus pulmões lentamente… É neste ritmo mais pausado, contrário à minha rotina, que experimento a presença do Senhor em mim, no meu coração que ainda há 3 dias recebeu Jesus… Agora, neste momento, Jesus está e eu também estou para escutar a Sua Palavra e, através dela, receber o convite que o hoje o Senhor me faz!


E o convite hoje está na Primeira Carta de S. João:
Eis a mensagem que ouvimos de Jesus e vos anunciamos: Deus é luz e nele não há nenhuma espécie de trevas. Se dizemos que temos comunhão com Ele, mas caminhamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Pelo contrário, se caminhamos na luz, como Ele, que está na luz, então temos comunhão uns com os outros e o sangue do seu Filho Jesus purifica-nos de todo o pecado. Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos e a verdade não está em nós. Se confessamos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a iniquidade. Se dizemos que não somos pecadores, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. Filhinhos meus, escrevo-vos estas coisas para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos junto do Pai um advogado, Jesus Cristo, o Justo, pois Ele é a vítima que expia os nossos pecados, e não somente os nossos, mas também os de todo o mundo.
1 Jo 1, 5 – 2, 2


Efetivamente, existem sempre dois caminhos. João fala-me da luz e das trevas. No fundo, mais do que nos indicar as possibilidades, lembra-me a importância da escolha… Sim, porque é possível escolher! Quantas e quantas vezes experimento-me sem escolha: o acordar em cada manhã e fazer o que é suposto, e depois, durante o dia, no trabalho e com a minha família, se faço algo mais desajeitado é porque sou assim, já se sabe que tenho um feitio difícil por vezes… Enfim, vivo numa aparência de que não existe escolha e que há dias em que tem mesmo que se viver na escuridão e distrair-me com qualquer banalidade para que o dia acabe depressa…
Senhor, entendo nas Tuas palavras que viver nas trevas não é viver um dia chuvoso, carregado de nuvens negras… a verdadeira escuridão é aquela nasce no meu interior e é capaz de apagar a luz no exterior…vem de dentro e contamina o exterior…
É aqui que Jesus e a sua mensagem são descoberta e chave! Ele é a Luz e deu-nos a conhecer como viveu na Luz mesmo quando tudo à Sua volta era escuridão e ausência de esperança! Jesus, foste luz porque nos amaste e porque amaste o Pai, descobriste a luz em Ti!
Peço-te Senhor esta sabedoria, sabendo-me frágil e fraco… Continua Senhor a purificar o meu coração e a minha mente e faz de mim instrumento da Tua presença no Mundo, um Mundo que tanto precisa de Te conhecer!


Esta leitura de João é também marcada pela ternura e carinho de alguém que envia uma mensagem ao seu semelhante. João está consciente da natureza humana mas também está profundamente apaixonado pela humanidade e deseja que, tal como ele, esta faça experiência de Jesus vivo nas suas vidas!
Hoje, ao longo do nosso dia, guardemos a ternura e carinho de João na nossa memória e, façamos o que façamos, que os nossos gestos e atitudes sejam marcados por eles! E façamo-lo com um sentido profundo, façamo-lo porque amamos a humanidade!

Os comentários estão encerrados.