«Ele é a vítima de propiciação pelos nossos pecados e também pelos do mundo inteiro»

Bom dia, Trindade Santa! Bom dia, Mãe!
Que bom estar convosco neste III Domingo da Páscoa!…


Hoje rezo com João 2, 1-3:
Meus filhos, escrevo-vos isto, para que não pequeis. Mas se alguém pecar, nós temos Jesus Cristo, o Justo, como advogado junto do Pai. Ele é a vítima de propiciação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos do mundo inteiro.


Amigo Jesus, falemos de pecado. Falemos do meu pecado, do pecado da nossa sociedade…
O que é o pecado? Fui ler: É a decisão, livre e consciente, de não fazer a Vontade de Deus.
E o que é a Vontade de Deus? Já nos disseste: que amemos. Que nos amemos uns aos outros como Tu nos amas.
E tantas vezes, livre e conscientemente, não amo… Numa escala doméstica, quando não visito um familiar idoso, que vive só, quando não me controlo e respondo com azedume ao meu marido, quando sou descuidada com a reciclagem do lixo… Numa escala profissional, quando me esqueço de optar preferencialmente pelos mais frágeis… Numa escala social, quando retenho para meu uso bem mais riqueza do que a que necessito para uma vida digna; ou quando não me envolvo nas grandes causas dos nossos tempos: a paz, a justiça social, a ecologia, a igualdade de género, a liberdade de expressão…
Olhar para os resultados da minha falta de amor é aflitivo. Mais aflitivo ainda é olhar para o mal que conseguimos fazer quando nos juntamos: é o terrível ciclo vicioso do mal…
Nesta vertigem de maldade, é muito consolador ouvir o que disse S João:
Meus filhos, escrevo-vos isto, para que não pequeis. Mas se alguém pecar, nós temos Jesus Cristo, o Justo, como advogado junto do Pai.
Sim, Jesus, de facto o melhor é amar. Amar sempre. Deixar-me influenciar pelo teu Espírito, para ser cada vez mais parecida contigo.
Mas sei, por dura experiência, que diariamente me desvio… Com consequências reais.
E aí é muito bom saber que te tenho a ti, Jesus, o Justo, como advogado junto do Pai.
Que Tu, pela tua entrega total, já respondeste «pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos do mundo inteiro».
E que o Pai, perante essa tua resposta, já deu a resposta dele: ressuscitou-te dos mortos! E nós somos testemunhas disso!
Ou seja, a resposta final ao problema do Mal, do Pecado e da Morte JÁ FOI DADA!
Mas o que é que isso tem a ver connosco, que continuamos ainda na nossa condição humana, na nossa fragilidade, na nossa dependência das circunstâncias, à mercê do pecado e do mal?
Tem tudo a ver. Faz toda a diferença!
Podemos continuar a aprender contigo a viver Bem, nesta nossa condição, guardando e praticando o teu mandamento de amor!
Mas, ao mesmo tempo, podendo já dizer, como na música:
I have a hope in Jesus: That all things will be well in the Lord!


Obrigada, Jesus, pela Esperança que há em ti!
Vamos então à vida, que a Ressurreição é certa!

Os comentários estão encerrados.