«Ele há-de baptizar-vos no Espírito Santo»

Meu querido Deus. Obrigada por seres Tu a voz que clama dentro de mim.
Obrigada por me seduzires e permaneceres sempre ao meu lado.


Hoje falas-nos nas palavras do Evangelho de São Marcos 1 do 1 ao 8:
Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías: Eis que envio à tua frente o meu mensageiro, a fim de preparar o teu caminho. Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. João Baptista apareceu no deserto, a pregar um baptismo de arrependimento para a remissão dos pecados. Saíam ao seu encontro todos os da província da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram baptizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. João vestia-se de pêlos de camelo e trazia uma correia de couro à cintura; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. E pregava assim: «Depois de mim vai chegar outro que é mais forte do que eu, diante do qual não sou digno de me inclinar para lhe desatar as correias das sandálias. Eu baptizei-vos em água, mas Ele há-de baptizar-vos no Espírito Santo».


Existe em nós a possibilidade de um segundo baptismo; quando livremente escolhemos que a nossa vida seja inspirada e vivida a partir de Deus. Quando deixamos que esta arte de ser como Deus vá entrando por nós adentro; quando nos deixamos envolver por completo pelo sopro do Espírito Santo. É um caminho lento, cheio de avanços e recuos, de rotundas, de contradições, mas que acredito ser possível ser feito, lentamente, em união e adesão a Cristo. É esta transformação que vai ganhando forma dentro de nós, que é a verdadeira conversão. Parte de um desejo, de uma sede, de um suspiro.
Como lembra o Papa Francisco, “nós temos dentro de nós, no nosso coração, o Espírito Santo; podemos escutá-lo, podemos não o escutar. Se nós escutamos o Espírito Santo, Ele ensina- nos esta via de sabedoria, presenteia-nos com a sabedoria que é ver com os olhos de Deus, ouvir com os ouvidos de Deus, amar com o coração de Deus, julgar as coisas com o juízo de Deus. Esta é a sabedoria que nos dá o Espírito Santo e todos nós podemos tê-la. Somente devemos pedi-la ao Espírito Santo”
Peço-te, meu Deus, o dom desta sabedoria: de saber viver mais como Tu.
O Papa Francisco é claro quando diz: podemos escutá-lo, podemos não o escutar.
É por aqui que passa a transformação dentro do nosso coração. Quando em cada pequeno ou grande momento do nosso dia tomamos consciência desta possibilidade e escolhemos: acolher em vez de afastar; alargar em vez de fechar; aceitar em vez de recusar; ser luz para o meu próximo em vez de escuridão; ajudar, mesmo quando cansado, em vez de desligar; aproximar-me do outro mesmo sem vontade; aceitar um trabalho extra se for para o bem comum; ficar em casa com a família em vez de trabalhar mais horas; estar atento em vez de ignorar….


Que cada um, no seu íntimo, peça ao Espírito Santo que ilumine e dê forma aos planos de Deus para cada um.

Os comentários estão encerrados.