«Entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista»

Envia-nos, querido Pai, o teu Espírito, aos nossos corações para que neste tempo de Advento renove em nós o desejo de te reconhecer, amar e agradecer e de construir o teu Reino entre nós.


Hoje falas-nos no Evangelho do teu amigo Mateus 11, 11-15:
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista. Mas o mais pequeno no reino dos Céus é maior do que ele. Desde os dias de João Baptista até agora, o reino dos Céus sofre violência e são os violentos que se apoderam dele. Porque todos os profetas e a Lei profetizaram até João. É ele, se quiserdes compreender, o Elias que estava para vir. Quem tem ouvidos oiça».


Espírito Santo o que é o que desejas renovar hoje em cada um de nós? Esta leitura é impactante, pois Jesus fala-nos do João, fala-nos do “profeta”. Um profeta é aquela pessoa que fala com Deus, e fala de Deus. Um profeta é um construtor, uma pessoa que abre novos caminhos, que constrói esperança, paz, alegria, fraternidade. Será que queres renovar em nós a nossa vocação a ser “Profetas”?
Quando lemos as notícias e nos apercebemos como está o nosso mundo, muitas vezes perguntamo-nos como é que chegámos até aqui? Como é que chegámos a ser tão violentos, tão corruptos? Será que chegámos até aqui porque nos faltou uma voz? A voz do profeta?
Tu dizes de João que, entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que ele; mas também asseguras: o mais pequeno no reino dos Céus é maior do que ele. , «o grande João», que é grande porque «é o mais pequenino no reino dos Céus». Porque João apostou por construir o teu Reino, apostou a vida toda por te preparar o «caminho». Jesus, sinto muita alegria diante disto porque estou a pensar que é isso mesmo que nos convidas hoje a ser. Hoje tu desafias-nos a ser «Profetas», como ele foi profeta, profetas grandes e pequenos como ele também o foi.
Todos procuravam João, «um homem no deserto», «atraídos pelo seu testemunho». Onde estava a grandeza de João para pregar e atrair o povo? Antes de tudo «na fidelidade à sua missão»: João era um homem fiel àquilo que Tu lhe pediras. Portanto, «grande porque é fiel». E esta grandeza fazia-se notar na sua pregação. Quer dizer na sua forma de falar, de estar, de amar, de agir. Senhor e como é hoje o meu testemunho? A minha fidelidade? Sou a tua voz? Sou o teu amigo? O teu enviado? Sou fiel aquilo que me pedes?


Quero agradecer hoje a tua confiança, a tua chamada. Obrigado Senhor por este tempo de Advento em que renovas em mim o sonho, a ilusão e a capacidade de criar um mundo novo. Tu renovas em mim o desejo de ser profeta, de ser a voz daqueles que não têm voz, de ser caminho novo que leva a ti.

Os comentários estão encerrados.