«Envio-vos como ovelhas para o meio de lobos»

Bom dia querido Pai! Neste dia gostaria de iniciar a minha oração com umas palavras de Edith Stein: Rezar não é senão submergir-se no seu Amor, dar-lhe o primeiro lugar e deixar que Ele nos ensine a amar. Rezar por alguém é em primeiro lugar deixar-se rezar por Deus, procurar conhecer a vida que Ele nos oferece e depois deixar-se oferecer por Deus a todos quantos Ele coloca no nosso caminho e a quem quer manifestar a grandeza da sua salvação. Ensina-me, Senhor, a deixar-me rezar por ti, para chegar a ser oração para os irmãos.


A leitura de hoje é Mt 10, 16-23:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: «Envio-vos como ovelhas para o meio de lobos. Portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Tende cuidado com os homens: hão-de entregar-vos aos tribunais e açoitar-vos nas sinagogas. Por minha causa, sereis levados à presença de governadores e reis, para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não vos preocupeis em saber como falar nem com o que dizer, porque nessa altura vos será sugerido o que deveis dizer; porque não sereis vós a falar, mas é o Espírito do vosso Pai que falará em vós. O irmão entregará à morte o irmão e o pai entregará o filho. Os filhos hão-de erguer-se contra os pais e causar-lhes a morte. E sereis odiados por todos por causa do meu nome. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo: não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes de vir o Filho do homem».


Sempre falamos dos nossos sonhos e desejos, mas o que é o que UM DEUS, pode desejar e sonhar? Se tem tudo… O que é o que o teu coração mais deseja, Senhor? De que é que há saudade em ti?
«Envio-vos…» é a palavra que ouço no meu coração. A tua urgência de chegar a todos. A tua urgência de contar connosco, de contar com gente corajosa, com apóstolos capazes de partilhar o teu sonho de chegar a tempo. O teu sonho de contar com apóstolos que confiem em ti, que amem que se deixem rezar e enviar por ti.
Deixar-nos rezar, deixar-nos enviar por ti, é o teu maior desejo. Porque a fé não é uma fé intimista, nem para mudarmos um bocadinho, nem para sermos pessoas boas, finas, educadas… Deixar-nos enviar por ti, fala de uma dimensão política, de serviço para os outros. Fala de uma dimensão económica, social. Fala da nossa dimensão existencial. Fala de uma vocação, de um chamamento não a esperar mas a ser… a ser já hoje apóstolos, voz, Palavra viva para muitos. É por isso que vamos para o meio de lobos, é por isso que tu nos envias. O teu sonho: Que vivamos a nossa vocação, aqui e agora. Sem temor porque tu próprio providencias o que precisamos, por isso o Espírito Santo vem connosco.


É por isso Senhor que a minha petição continua a ser a mesma: Ensina-me, Senhor, a deixar-me rezar por Ti para chegar a ser oração para os irmãos. Amem.

Os comentários estão encerrados.