“Estive contigo em toda a parte por onde andaste”

Olá Senhor. Nesta pausa que faço para estar a sós contigo, toca-me, alcança-me por dentro, faz-me estremecer ante o teu amor e a tua presença. Que o meu coração desperte da inércia em que por vezes recai. De novo, faz-me sentir que estou viva e que Tu estás comigo.


Saboreio o início da primeira leitura de hoje, 2 Sam 7, 4-17:
Naqueles dias, o Senhor falou a Natã, dizendo: «Vai dizer ao meu servo David: Assim fala o Senhor: Pensas edificar um palácio para Eu habitar? Desde o dia em que tirei Israel do Egipto até hoje, nunca habitei numa casa, mas andava de um lado para o outro numa tenda e num tabernáculo. Durante o tempo em que peregrinei com todos os filhos de Israel, perguntei porventura a alguns dos juízes de Israel, a quem estabeleci como pastores do meu povo: ‘Porque não Me construís uma casa de cedro?’ Eis o que dirás ao meu servo David: Assim fala o Senhor do Universo: Tirei-te das pastagens onde guardavas os rebanhos, para seres o chefe do meu povo de Israel. Estive contigo em toda a parte por onde andaste e exterminei diante de ti todos os teus inimigos. Dar-te-ei um nome tão ilustre como o nome dos grandes da terra. Prepararei um lugar para o meu povo de Israel e nele o instalarei para que habite nesse lugar, sem que jamais tenha receio e sem que os maus tornem a oprimi-lo como outrora, quando Eu constituía juízes no meu povo de Israel. Farei que vivas seguro de todos os teus inimigos.


David quer construir uma casa ao Senhor… Mas porquê?
Se o Senhor sempre peregrinou com o seu povo e habitou em tendas, porque quer agora David construir-lhe um palácio? Será que lhe choca pensar que o Deus altíssimo tenha de viver como itinerante, em condições tão precárias? Mas é precisamente isso que Deus quer! Deus quer estar com o seu povo. Deus quer andar de um lado para o outro comigo, connosco, Deus não quer estar fechado ou protegido num palácio.
Senhor, será que te deixo estares comigo onde estou, ou também eu, sem me aperceber, já te construí um palácio, já te depositei num lugar digno e majestoso onde estás a são e salvo, mas onde eu não estou?


Senhor, que eu não queira construir-te um palácio, que eu não queira confinar-te a um lugar bonito, a uma prática doutrinal ou moral, a umas ideias luminosas, a um tempo especificamente ordenado na minha vida. Que eu te deixe ser e estar e andar comigo sempre, por onde quer que eu vá.
Que eu te deixe ser quem Tu queres ser: Deus connosco.
Maria, tu que foste verdadeiro tabernáculo do Senhor, ensina-me a deixá-lo viver em mim.

Os comentários estão encerrados.