«Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores»

Aqui estou Senhor, disposta e com curiosidade a escutar a tua palavra de hoje…aqui estou, fala-me!


E a tua palavra está no Evangelho de São Marcos:
Naquele tempo, Jesus saiu de novo para a beira-mar. A multidão veio ao seu encontro, e Ele começou a ensinar a todos. Ao passar, viu Levi, filho de Alfeu, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: «Segue-me». Ele levantou-se e seguiu Jesus. Encontrando-Se Jesus à mesa em casa de Levi, muitos publicanos e pecadores estavam também a mesa com Jesus e os seus discípulos, pois eram muitos os que O seguiam. Os escribas do partido dos fariseus, ao verem-n’O comer com os pecadores e os publicanos, diziam aos discípulos: «Por que motivo é que Ele come com publicanos e pecadores?». Jesus ouviu e respondeu-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam do médico, mas os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores».


No Evangelho de hoje vemos o segundo conflito de Jesus quando este se senta à mesa com pecadores.
Quando o Evangelho de Marcos foi escrito havia na comunidade um conflito entre os cristãos vindos do paganismo e aqueles que vinham do Judaísmo que pelas regras em que tinham crescido tinham dificuldades em entrar na casa dos pagãos convertidos e sentar-se na mesma mesa. Esta é a descrição de como Jesus resolve o conflito: com o exemplo.
Os seus primeiros alunos são os seus discípulos, pois são os primeiros a ter resistências… Jesus, por ser O EMANUEL, vive como Emanuel: é uma presença amiga para TODA a gente!
Fazendo assim, Jesus ensina de uma maneira diferente, a BOA notícia para todos, falando de Deus a partir da experiência que Ele próprio tinha de Deus e não a partir das regras que lhe tinham ensinado. Jesus vivia EM Deus!
Jesus chama a um pecador para ser seu discípulo, um pecador que era colaborador com a potência político militar Romana que ocupava aquela região! Este convida-o a comer em sua casa. Este deixa IMEDIATAMNTE TUDO e começa a seguir Jesus e a fazer parte do grupo de discípulos.
É um gesto que produz raiva às autoridades religiosas e não só…Não nos provocaria o mesmo desconcerto, ou temor, hoje?
É engraçado porque os escribas não vão falar deste escândalo com Jesus, mas com os seus discípulos… Mas é Jesus quem responde: «Não são os que têm saúde que precisam do médico, mas os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores».
E assim temos que aprender a fazer nós: pôr as pessoas diante de Jesus, com as suas perguntas, escândalos ou inquietações, para que seja Jesus a responder!
Quando nos perguntam algo muitas vezes perdemos a oportunidade de responder com outra pergunta: “Já o perguntaste diretamente a Jesus?”
Os escribas tinham o monopólio da lei e dos costumes mas não o monopólio do AMOR de DEUS por cada Homem!
Jesus apresenta-se como médico de uns e outros! De pecadores e publicanos… Portanto Jesus apresenta-se como médico e salvador de todos!
– Jesus chama um pecador, publicano, colaborador com o império Romano, arrependido a ser seu discípulo. Mas ainda assim odiado pelas pessoas. Que mensagem isto nos trás hoje?
– Jesus diz que veio chamar os pecadores. Há leis ou costumes, que impedem “aos pecadores” o acesso a Jesus? O que podemos fazer para mudar essas leis e costumes?
– Ajudamos as pessoas a irem falar diretamente com Jesus para que seja Ele a responder?


Este banquete do Evangelho é como a Eucaristia que, como diz o Papa Francisco, “não é um prêmio para os bons, mas um remédio para os fracos” Que me lembre disto, Senhor, quando na eucaristia digo: “Não sou digno que entres na minha casa”…
Eu sei Jesus que detestas o mal mas amas o pecador! Obrigado, abro-te hoje a minha casa e seguir-te-ei! Ámen.

Os comentários estão encerrados.