«Eu sou a porta das ovelhas» 

Obrigada Senhor pelo dom da oração, do diálogo simples e sincero contigo. Ainda neste tempo de Páscoa, que bom poder iniciar a semana sabendo que me guiarás, que estarás comigo e me darás o que precisar para viver a vida abundante que sonhas para mim.


Escuto a Tua Palavra carregada de Vida em João 10, 1-10
Naquele tempo, disse Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que não entra no aprisco das
ovelhas pela porta, mas entra por outro lado, é ladrão e salteador. Mas aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. O porteiro abre-lhe a porta e as ovelhas conhecem a sua voz. Ele chama cada uma delas pelo seu nome e leva-as para fora. Depois de ter feito sair todas as que lhe pertencem, caminha à sua frente e as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz. Se for um estranho, não o seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos». Jesus apresentou-lhes esta comparação, mas eles não compreenderam o que queria dizer. Jesus continuou: «Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. Aqueles que vieram antes de Mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por Mim será salvo: é como a ovelha que entra e sai do aprisco e encontra pastagem. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância».


Jesus, hoje falas-me desta imagem tão sugestiva que é a da porta. A porta dá acesso ao aprisco das ovelhas, isto é, ao seu refúgio, ao seu lugar seguro, onde descansam e se sentem protegidas. Também lhes dá acesso ao exterior, ao espaço aberto e amplo por onde o pastor as leva. E Tu, Jesus repetes-me: “Eu sou a porta”.
Quem és Tu Senhor? Quem queres ser para mim?
A porta que me dá acesso a esse lugar seguro que é o amor do Pai, o seu abraço? A porta por onde passo e saio e entro e encontro Vida? A Páscoa abre-nos um horizonte imenso de Vida, Vida abundante. Depois de tudo o que Tu viveste à nossa frente não há situação alguma em não seja possível passar e, se quisermos, receber a Vida de ti! Pode ser uma situação de doença, de injustiça, de traição, de abandono, de entrega aos outros, de rotina, de mais serenidade… Contigo, sempre podemos esperar e encontrar Vida! E sussurras-me: “Quem entrar por mim será salvo!”, quem entrar por mim encontrará Vida, sentido, força para amar, certeza de ser amado… A Vida não está num lugar, ou noutro, em fazer uma coisa ou outra mas em ti, em fazer contigo e como Tu farias.


Jesus, há ladrões que nos tentam tirar a vida, tentam roubar a alegria e a confiança… fazem-nos duvidar do teu amor e viver cheios de medo… Jesus ajuda-nos a não lhes dar atenção e a escutar a tua voz que nos leva à Vida.

Os comentários estão encerrados.