“Eu sou Aquele que sou”

Bom dia Jesus. Hoje, tu recordas-me quem és “Eu sou Aquele que sou” e ao fazê-lo convidas-me a escutar a tua voz, sem medo e sem complicações. É bom saber que confias em mim e em cada um de nós, que tenho uma missão e que todos somos muito importantes para ti.
Hoje, convidas-nos a confiar e a caminhar contigo e por isso quero agradecer-te tudo aquilo que me dás para que possa usufruir da possibilidade de me pôr a caminho. Que neste dia eu te saiba apresentar e fazer tudo aquilo a que Tu me chamas.


Hoje Senhor, falas-nos através de Ex 3, 13-20
Moisés disse a Deus: «Eis que eu vou ter com os filhos de Israel e lhes digo: ‘O Deus dos vossos pais enviou-me a vós’. Eles dir-me-ão: ‘Qual é o nome dele?’ Que lhes direi eu?» Deus disse a Moisés: «EU SOU AQUELE QUE SOU.» Ele disse: «Assim dirás aos filhos de Israel:’Eu sou’ enviou-me a vós!» Deus disse ainda a Moisés: «Assim dirás aos filhos de Israel: ‘O SENHOR, Deus dos vossos pais, Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacob, enviou-me a vós: este é o meu nome para sempre, o meu memorial de geração em geração’. Vai, reúne os anciãos de Israel e diz-lhes: ‘O SENHOR, Deus dos vossos pais, Deus de Abraão, de Isaac e de Jacob, apareceu-me e disse: Observei-vos com atenção e vi o que vos tem sido feito no Egipto, e Eu disse para comigo: Far-vos-ei subir da opressão do Egipto para a terra do cananeu, do hitita, do amorreu, do perizeu, do heveu, do jebuseu, para a terra que mana leite e mel’. Eles escutarão a tua voz, e tu irás, tu e os anciãos de Israel, à presença do rei do Egipto, e dir-lhe-eis: ‘O SENHOR, Deus dos hebreus, saiu ao nosso encontro; e agora permite-nos fazer uma peregrinação de três dias pelo deserto, para oferecermos sacrifícios ao SENHOR, nosso Deus.’ 19Eu bem sei que o rei do Egipto não vos deixará partir senão obrigado por mão forte. Estenderei então a minha mão e ferirei o Egipto com todas as maravilhas que farei no meio dele. Depois disso, deixar-vos-á partir.


Moisés ouviu, escutou, mas não sabia como havia de falar, de apresentar aquele que o enviou.
Quantas vezes o desejo de falar de Deus é tão grande que transborda. E, quantas vezes, confrontada com certas pessoas, fico sem saber o que dizer, sem saber como apresentar o meu Deus, o Deus de Jesus.
Moisés, apesar de ter vivido no seu interior todas estas dificuldades, não recuou. Ele era o enviado e ia fazer tudo aquilo que o Senhor lhe dizia, mesmo correndo o risco que os outros não o entendessem muito bem.
Moisés também teve medo do desconhecido, de realizar a missão que lhe era confiada, mas não recuou. Ele confiou e pôs-se a caminho, tal como Maria.
E eu?
A quem me envia hoje o Senhor?
Como respondo a esse envio?
O Senhor é sempre fiel às suas promessas. Ele conhece cada um de nós e sabe como nos capacitar para que realizemos a nossa missão.
A nossa vida é feita de relação, encontros e também desencontros.
Hoje, vamos estar atentos às pessoas que nos são enviadas pelos Senhor. O que nos dizem? O que pretendem? Como reagimos?
O Senhor precisa e conta com cada um de nós para realizar o seu sonho para a humanidade.


Senhor, envia-me o Espírito Santo para que eu possa fazer como Moisés.
Moisés escutou, questionou, acreditou, pôs-se a caminho para libertar o povo do Egito.
Hoje, existem também muitas pessoas a necessitarem de libertação.
Senhor, que neste dia eu possa acolher a tua palavra e ser teu instrumento, cumprindo a missão que tens para mim.

Os comentários estão encerrados.