«Eu vos enviarei o Espírito da verdade»

Senhor, vivemos na abundância. Abundância de bens, de formação e informação. Hoje recebemos mais sugestões, pedidos e propostas num dia que numa semana há uma década. Entre tantas vozes, a quem vamos ouvir, se nem há tempo para digerir e discernir?
O Evangelista João dá-nos esta boa notícia: o Senhor envia-nos o seu Espírito, que nos ilumina.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando vier o Paráclito, que Eu vos enviarei de junto do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de Mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio. Disse-vos estas palavras para não sucumbirdes. Hão-de expulsar-vos das sinagogas; e mais ainda, aproxima-se a hora em que todo aquele que vos matar julgará que presta culto a Deus. Procederão assim por não terem conhecido o Pai, nem Me terem conhecido a Mim. Mas Eu disse-vos isto, para que, ao chegar a hora, vos lembreis de que vo-lo tinha dito».


Tento, como sempre, ver a Palavra na minha vida, ver onde já entrou, onde pode entrar, onde me vai iluminar e transformar.
Por vezes não é fácil fazer esta passagem. Afinal, que inimigos mortais tenho? Ninguém me quer matar, não sou odiado. Vivo confortavelmente, vou à minha igreja sem ser perseguido, sou bastante livre para optar. O Espírito Santo parece desperdiçado em mim, numa vida tão fácil…
E, no entanto, reparo que, nas mesas à minha volta, na Padaria onde escrevo no meio de Lisboa, não vejo sorrisos. Alias, vejo poucos sorrisos durante o dia, para a vida tão boa que levamos. Vejo muita preocupação, muita angústia, muita abundância, pouca vontade. E nos meus dias há muito mais medo e muros, comparações e julgamentos do que gostaria. Há dificuldade em viver uma vida cheia de amor.
E é a esta vida, hoje pacata, amanhã quem sabe, que as palavras de Jesus interpelam. Diz Jesus do Espírito Santo: “Ele dará testemunho de mim”. Tenho em mim várias vozes que dizem coisas contraditórias. Umas vezes a minha voz interna é derrotista e castigadora para mim e para os outros, outras vezes é de um entusiasmo quase infantil, outras é medrosa e tudo custa a fazer. Mas por vezes, acontece em mim o que Jesus ressuscitado prometeu: consigo fazer silêncio e ouvir o Espírito Santo a soprar-me ao ouvido, consolador e desafiador, por vezes incrivelmente claro. E ele abre caminho entre as camadas da minha personalidade, as defesas, cicatrizes e truques velhos e novos, promessas de felicidade e zangas. O que me mostra? Mostra-me o que Deus sonha para mim, mostra-me caminhos novos para os meus problemas, muitas vezes mostra-me quais são os verdadeiros problemas, pois eu ando preocupado com a preocupação, com medo do que pode correr mal, ofendido com as minhas próprias inseguranças e a adiar as decisões porque me podem trazer algum sofrimento.
Sim, o consolo de Deus é muito verdadeiro e as suas palavras, quando saem da minha boca, dão vida aos que me rodeiam.


Senhor, na minha vida posso ter alguns grandes momentos decisivos, mas em cada momento, mesmo o mais banal, especialmente aquele em que me sinto menos capaz, posso escolher abrir-me ao teu Espírito e viver contigo. Ajuda-me a viver mais ressuscitado!

Os comentários estão encerrados.