«Farei de vós pescadores de homens”

Bom dia , Jesus. Obrigado porque desejas mais do que eu este encontro. Obrigado porque tens uma palavra nova para mim e para o meu dia.


Hoje a palavra de Deus está no Evangelho de S. Mateus, capitulo 1 dos versículos 14 a 20:
Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus dizendo: “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!” E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus.


Nesta passagem penso que devemos admirar a coragem de Jesus – Tendo entendido como João Batista sofria as consequências de anunciar a justiça e a igualdade, Ele não teve receio de prosseguir a missão e manter o discurso e o programa de vida que acreditava ser o melhor para a humanidade. Não se tratava de substituir João na sua missão como se o que importasse fosse manter o seguimento de um líder ou continuar a ideologia de uma pessoa. Jesus deu um passo em frente numa altura difícil e que poderia ser de perseguição para todos os seguidores de João. Eu tenho consciência de que numa situação semelhante fugiria por medo de sofrer e porque o medo me levaria a duvidar da mensagem. Mas para Jesus o importante mais uma vez não é a mensagem, não são as ideias, não são palavras antigas que podem já não encaixar na atualidade. O importante é a relação e a presença de Deus no mundo. Uma vez numa reunião o missionário mais velho presente disse em resposta ao que os mais novos chamavam de “permanecer fiéis às palavras do fundador” – “Tudo bem, é muito importante a palavra do fundador e o que disse há 30 anos atrás mas não pode ser mais importante que a palavra que Deus, o Todo Poderoso, nos diz a cada dia no silêncio da oração de cada um de nós.” E é totalmente verdade – tendemos a agarrar-nos ás palavras quando o importante é a pessoa de Jesus e o que nos diz cada dia na oração.
Também podemos observar que nem todos os discípulos de João compreenderam e seguiram Jesus, porque senão não seria necessário o chamamento de novos discípulos. Por vezes gastamos imenso tempo a insistir com as pessoas para que nos entendam e nos sigam. Jesus não faz isso. Convida outros, propõe a missão a outros. Hoje também escutamos o convite de Jesus. Eu acredito queEele nos chama a todos e o seu convite é a sermos pescadores de homens. Todo o cristão é um missionário, porque a missão de Jesus é universal e para todos – missão de ser pescador de homens.


Nestes breves instantes, até terminar a oração, podemos meditar sobre o que significa hoje na minha vida este convite pessoal e único a ser pescador de homens. Eu entendi neste chamamento o convite a ser casal missionário Verbum dei – a ser palavra de Deus no mundo, a estar no mundo sem ser do mundo, para que se veja o poder de Deus na vida dos homens e das mulheres e em particular na vida das famílias. E tu que escutaste estas pistas – o que significa na tua vida ser pescador de homens?

Os comentários estão encerrados.