«Fareis as minha obras e ainda maiores»

Bom dia Jesus. Obrigado pela tua presença neste momento. Ajuda -me a estar aqui e agora nestes minutos contigo. Sabes como é difícil parar, mesmo quando o dia ainda agora começou. Hoje queres dizer-me o quanto me amas e quanto amor existe em mim para fazer os mesmos milagres que os apóstolos faziam depois da ressurreição.


Leitura do Livro dos Actos dos Apóstolos 9, 31-43:
Entretanto, a Igreja gozava de paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, crescia como um edifício e caminhava no temor do Senhor e, com a assistência do Espírito Santo, ia aumentando. Pedro, que andava por toda a parte, desceu também até junto dos santos que habitavam em Lida. Encontrou lá, estendido num catre, havia oito anos, um homem chamado Eneias, que era paralítico. Pedro disse-lhe: «Eneias, Jesus Cristo vai curar-te! Levanta-te e arranja a enxerga.» E ele ergueu-se imediatamente. Todos os habitantes de Lida e da planície de Saron viram isso e converteram-se ao Senhor. Havia em Jope, entre os discípulos, uma mulher chamada Tabitá, que significa «Gazela.» Era rica em boas obras e nas esmolas que distribuía. Ora, nesses dias, caiu doente e morreu. Depois de a terem lavado, depositaram-na na sala de cima. Como Lida era perto de Jope e ouvindo os discípulos dizer que Pedro estava lá, mandaram-lhe dois homens com o seguinte pedido: «Vem depressa ter connosco!» Pedro partiu imediatamente com eles. Logo que chegou, levaram-no à sala de cima e encontrou lá todas as viúvas, que choravam e lhe mostravam as túnicas e mantos feitos por Dórcada, enquanto ela estava na sua companhia. Pedro mandou sair toda a gente, pôs-se de joelhos e orou. Voltando-se depois para o corpo, disse: «Tabitá, levanta-te!» Ela abriu os olhos e, ao ver Pedro, sentou-se. Tomando-a pela mão, Pedro ajudou-a a erguer-se. Chamando então os santos e as viúvas, apresentou-lha viva. Toda a cidade de Jope soube deste acontecimento e muitos acreditaram no Senhor. Pedro ficou em Jope bastante tempo ainda, em casa de um curtidor chamado Simão.


Estes relatos dos discípulos depois da ressurreição fazem me pensar naquilo que poderemos fazer se tivermos fé. Ou melhor dito, aquilo que Deus faz connosco se tivermos fé. É impressionante.
Mas o centro desta ação não são os milagres em si mas a fé. Pedro não cura por ele, não tem esse poder. É Jesus Cristo quem cura, Pedro é um intermediário. E Pedro não é o mesmo Pedro do início da história. É o Pedro que negou Jesus, que desistiu quando não entendia a ressureição e é o Pedro perdoado. Pedro sabe bem que não é por ele. Eu por outro lado ainda sou muito auto-suficiente não deixando que Deus seja Deus. Se deixarmos que Deus seja Deus ele fará o que for preciso connosco. Será que Pedro acreditava que iria fazer estes milagres? Ainda por cima em crescendo, o segundo maior que o primeiro? Eu não sei mas eu duvidaria muito e isso não me deixaria fazer nada. É preciso muito fé para acreditar que Deus pode fazer isso através de mim. Nesta fase depois da ressurreição eu penso que devemos imaginar os apóstolos com as mesmas inquietações que nós – Jesus não está do mesmo modo visível e a dar respostas a toda a hora, é preciso rezar para continuar a ser fieis. Por isso penso que também devemos perguntar-nos se temos fé para fazer obras como estas. Claro que não do mesmo modo, mas de um modo adaptado à nossa realidade de séc. 21. Levantar pessoas deprimidas metidas na cama e fechadas em casa. Ressuscitar pessoas boas que se perderam, que seguindo outros caminhos não encontraram vida para eles e para os seus. No outro dia levei à missa uma pessoa que saíra da comunidade há mais de 10 anos, com algumas mágoas. E como foi bom para ele experimentar o calor da comunidade, o acolhimento, o interesse de todos. Se não o tivesse feito a vida seguiria também mas assim creio que se abriu uma porta para uma presença diferente dessa pessoa com a fé. Se isto não é ressuscitar alguém nos dias de hoje, se calhar está lá perto…


Senhor, obrigado pela tua generosidade. Nem imagino como é grande, mas aquilo que experimento é que não tem fim, não se esgota nem muda com o meu proceder. Nem que fosse apenas por mim serias capaz de dar a vida. Ajuda -me neste dia a experimentar esse amor que me quer na totalidade daquilo que sou.

Os comentários estão encerrados.