Feliz o homem que nao segue o conselho dos ímpios..

Senhor ensina-me a rezar! Ajuda-me a entrar nesse lugar mais dentro onde Tu habitas e onde eu me reencontro comigo mesma. Que este momento seja uma oportunidade para recentrar-me em Ti, pois a vida gira à volta de tantas coisas que muitas vezes deixas de ser o centro e assim fico dispersa e não sou feliz.


Hoje dialogo Contigo com as palavras do Salmo 1, 1-6:
Feliz o homem que nao segue o conselho dos ímpios,
nem se detém no caminho dos pecadores,
mas antes se compraz na lei do Senhor
e nela medita dia e noite.
E como árvore plantada a beira das águas
Dá fruto a seu tempo e a sua folhagem não murcha.
Tudo quanto fizer será bem sucedido.
Bem diferente é a sorte dos ímpios
São como palha que o vento leva.
O Senhor vela pelo caminho dos justos,
Mas o caminho dos pecadores leva à perdição.


Hoje recordas-me que quando me falas, quando me chamas, é porque queres a minha felicidade.
“Feliz ohomem que não segue o conselho dos ímpios …” – o conselho dos ímpios não é tanto o conselho que alguém nos possa dar, mas vem de dentro de nós mesmos. Sabemos que a Tua voz nos habita, mas também experimentamos outras vozes que nos aconselham e nem sempre nos levam por caminhos de mais felicidade.
Diz-nos o salmo que é feliz aquele que “se compraz na lei do Senhor e nela medita dia e noite” – a Tua lei está inscrita no nosso coração e manifesta-se nos nossos sentimentos e desejos. Quando Te escutamos no nosso interior experimentamos um prazer diferente, e tambem cresce o desejo de meditar nas Tuas Palavras dia e noite, isto é, de viver procurando os Teus caminhos, o Teu amor.
A imagem da árvore plantada à beira das águas que dá fruto a seu tempo e cuja folhagem não murcha, fala-me dessa vida interior que se alimenta de Ti, do amor, e cujo fruto não depende tanto das circunstâncias exteriores, nem mesmo quando são adversas ou áridas, pois a sua fonte está dentro.
Faz-me lembrar Etty Hillesum quando, estando no campo de concentração, dizia: “Sim, a angústia é grande e no entanto acontece-me muitas vezes, à noite, quando o dia passou e mergulhou atrás de mim nas profundezas, vou seguindo, com passo ligeiro, as linhas do arame farpado, e sinto sempre subir do meu coração (…) o mesmo encantamento: a vida é uma coisa maravilhosa e grande…”
Que escuto hoje dentro de mim?
Ajuda-me a estender as minhas raízes para as correntes subterrâneas que me habitam e me fazem ver que a
vida é uma coisa maravilhosa e grande.


Senhor, ajuda-me a cultivar a vida interior, a viver a partir de dentro e não a partir de fora, simplesmente reagindo ao que acontece ou se me é pedido. Ajuda-me a descobrir e desenvolver essa capacidade de discernir o que vem de Ti e a seguir pelos Teus caminhos.

Os comentários estão encerrados.