“Foi-me concedida a graça de anunciar a boa nova das infinitas riquezas de Cristo.”

Bom dia Jesus. Que bom é estar aqui. Que bom é arranjar tempo para ti, na minha agenda ocupada. Sei que é tempo ganho pois como diz Henri Nouwen “a oração pessoal conduz-nos não só ao nosso próprio coração, mas ao coração de Deus.”


A Palavra que tens hoje chega através da leitura de São Paulo aos Efésios em Ef 3, 2-12: 
Irmãos: Certamente já ouvistes falar da graça que Deus me confiou a vosso favor: por uma revelação, foi-me dado a conhecer o mistério de Cristo, como já o apresentei sumariamente. Assim podeis compreender o conhecimento que tenho do mistério de Cristo. Nas gerações passadas, ele não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como agora foi revelado pelo Espírito Santo aos seus santos apóstolos e profetas: os gentios recebem a mesma herança que os judeus, pertencem ao mesmo corpo e participam da mesma promessa, em Cristo Jesus, por meio do Evangelho. Deste Evangelho me tornei ministro, pelo dom da graça que Deus me concedeu pela força do seu poder. A mim, o último de todos os santos, foi concedida a graça de anunciar aos gentios a insondável riqueza de Cristo e de manifestar a todos como se realiza o mistério escondido, desde toda a eternidade, em Deus, criador de todas as coisas.


Estamos em caminho. O Senhor revela-nos o caminho da compreensão de Deus ao longo dos tempos, apresentando-se completamente em Jesus. A Boa Nova é para todos e por isso quer chegar a todos. Para isso, o Senhor desinstala-nos. Convida-nos a olhar para fora e a acolher. Olhar para fora de nós próprios, da nossa família, da nossa comunidade.

Não estaremos nós, de facto, muito cómodos nas nossas rotinas de fé? Tão mais fácil é permanecer no nosso cantinho. Mas o Senhor do Encontro pede-nos precisamente que procuremos mais irmãos, principalmente aqueles que ainda não ouviram falar de um Pai que é só Amor.

Neste aspeto, a nossa experiência é tão importante. Porque não se trata de teorias ou de discursos eloquentes. Trata-se de mostrar a nossa experiência pessoal, da forma como fomos cativados pelo Senhor, dos frutos que nascem agora nas nossas vidas, das dificuldades e vulnerabilidades neste caminho de fé.

Não nos iludamos: nem sempre é fácil. Mas o Deus da criatividade, também nos colocou a semente de sermos criativos na forma como chegamos ao irmão. Poderá ser através da palavra, de um gesto, até do silêncio. É, sem dúvida, através da permanência. E de muita oração para encontrar os melhores caminhos.


Muito obrigada, Senhor, por estas palavras de S. Paulo. Muito obrigada pela esperança que tens em cada um de nós, procurando retirar o máximo do nosso potencial. Ninguém, mais do que Tu, nos valoriza! Que nos possamos sentir amados por Ti, em primeiro lugar, para então olharmos para fora, e através do nosso testemunho chegar a mais corações sedentos do teu Amor.

Os comentários estão encerrados.