«Ide às ovelhas perdidas»

Senhor, obrigada por nos podermos encontrar mais uma vez. É sempre tão bom poder passar algum tempo na tua companhia.
Hoje quero agradecer-te pelo tempo. Pela forma como o gasto. E pedir-te que me ajudes sempre a gastar o tempo certo nas coisas certas.


E o teu ensinamento está hoje no Evangelho de São Mateus, 9, 35; 10, 1.6-8:
Naquele tempo, Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades. Ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão, porque andavam fatigadas e abatidas, como ovelhas sem pastor. Jesus disse então aos seus discípulos: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara». Depois chamou a Si os seus Doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos impuros e de curar todas as doenças e enfermidades. Jesus deu-lhes também as seguintes instruções: «Ide às ovelhas perdidas da casa de Israel. Pelo caminho, proclamai que está perto o reino dos Céus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, sarai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai de graça».”


Hoje a leitura é clara: Jesus diz que precisa de nós para salvar as multidões perdidas.
Naquele tempo, Jesus, enquanto homem que era, limitado fisicamente pela sua humanidade e apesar de muito pregar o Evangelho, apercebeu-se de que não conseguia sozinho chegar a todas as multidões fatigadas e abatidas, que se encontravam como ovelhas sem pastor. E ficou triste. Jesus sentiu tristeza e pena pela incapacidade de chegar a todos.
Que multidões me lembro que andam perdidas e sem pastor?
Então, Jesus, sabendo que era o desejo do seu Pai conseguir salvar as multidões, pediu aos seus discípulos que pedissem ao dono da seara mais trabalhadores.
Daqui retiro que Jesus reconheceu que o mundo inteiro tinha muita gente a precisar da salvação e, sendo poucos os cristãos no mundo, pediu mais trabalhadores, mais pessoas que pudessem espalhar o Evangelho.
Que diferença tem esta história para os dias de hoje? Não precisamos no mundo de mais fé em Deus?
Tenho noção que eu sou desses poucos a quem Jesus pediu que estivessem no mundo a passar a palavra de Deus àqueles que precisam dela?
Com que pessoas me cruzo no dia-a-dia para quem posso ser luz de Deus?
Jesus disse: recebeste de graça, dai de graça. E é exactamente essa gratuitidade na partilha da nossa fé com os outros que hoje Jesus nos pede que tenhamos. Que seja natural falar dele a quem se sente perdido.


Senhor, hoje agradeço-te pelo dom da fé. Para que nunca seja um dom que deixemos adormecido, mas sim um dom de Deus que reavivamos em nós todos os dias e que partilhamos. Obrigada por todos aqueles que evangelizam e espalham a tua mensagem.

Os comentários estão encerrados.