«Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura»

Hoje é 25 de Abril uma data especial na nossa história portuguesa, um dia de viragem, um dia em que a esperança de algo novo brilhava no horizonte. Rezo, hoje, Senhor, pelo nosso Portugal e especialmente pelos nossos políticos, para que abracem sempre a esperança e o compromisso de construir aquilo que profundamente é bom, mais além de interesses particulares.


E a tua palavra vem ter comigo em Marcos 16, 15-20
Naquele tempo, Jesus apareceu aos onze Apóstolos e disse-lhes: «Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas quem não acreditar será condenado. Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem: expulsarão os demónios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem veneno, não sofrerão nenhum mal; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados». E assim o Senhor Jesus, depois de ter falado com eles, foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus. Eles partiram a pregar por toda a parte e o Senhor cooperava com eles, confirmando a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.


Hoje a Igreja celebra o evangelista São Marcos, aquele que escreveu o segundo Evangelho. E a passagem que ouvimos é o final do seu Evangelho.
Senhor, obrigada, por aqueles que tomaram a sério a tua vida, as tuas palavras e os teus gestos – de tal forma que acharam essencial pô-las por escrito para que hoje eu também pudesse conhecer-te! Obrigada. Obrigada por tantos que tomaram em sério o teu pedido: «Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura.»
Estas são as palavras que hoje me diriges. E estas são as palavras que peço poder acreditar e viver. Pedes-me que vá por todo o meu mundo e anuncie o teu Evangelho. Tantas outras pessoas o fizeram antes de mim.Como posso agora ser também parte dessa corrente de vida e de Evangelho para que a tua mensagem continue a chegar a todos?
E ajuda-me a saborear a verdade da tua promessa de que tu me acompanharás com os teus milagres… aqueles que são grandes e também os mais discretos: poderei expulsar demônios em teu nome… sim, poderei experimentar que o bem tem mais força que o mal.
Falarei línguas novas. Não falarei chinês com certeza, mas aprenderei a falar a linguagem da empatia e do acolhimento.
Mesmo que toque situações e pessoas que parecem terem veneno tu me darás a astúcia e a força para continuar a ser humilde e mansa como tu para que o mal e a tentação não tenham mais força em mim.
E os doentes ficarão curados. Há tantas pessoas que gostaria de poder curar, mas ainda que fisicamente nem sempre seja possível tu dás-me a força de dar paz e coragem àqueles que precisam.


Conta, Senhor, comigo para que através de mim possas chegar a muitos, acompanha a minha vida com os teus milagres e faz com que eu os possa ver.

Os comentários estão encerrados.