«Jesus, ao ver a cidade, chorou sobre ela»

Olá Jesus! Como estás? Que sentes relativamente a tantas coisas que estão tão distantes dos teus planos, dos teus caminhos e fazem sofrer tanta gente? Há momentos em que só dá vontade de perguntar “porquê?” Tu também passaste por isso?


Sabemos que passaste por isso se lermos esta passagem do Evangelho de Lucas 19, 41-44:
Naquele tempo, quando Jesus Se aproximou de Jerusalém, ao ver a cidade, chorou sobre ela e disse: «Se ao menos hoje conhecesses o que te pode dar a paz! Mas não. Está escondido a teus olhos. Dias virão para ti, em que os teus inimigos te rodearão de trincheiras e te apertarão de todos os lados. Esmagar-te-ão a ti e aos teus filhos e não deixarão em ti pedra sobre pedra, por não teres reconhecido o tempo em que foste visitada».


Jesus, Jerusalém não era uma cidade qualquer para ti. Era um lugar significativo, era a cidade para onde peregrinavas juntamente com o todo o povo ao encontro do Pai. Era o lugar onde o Pai sonhou habitar em paz junto com o seu povo. E agora queria realizar esse sonho através de ti.
No entanto, tu sabes e sentes que te vão rejeitar, que não é fácil deixar certas lógicas e certezas para se abrir à tua forma de amar e de viver. Por isso, ao ver a cidade, choras! Choras?! Senhor, tu choraste? Não tiveste vergonha de chorar? Nem tiveste medo de te deixar envolver demasiado pelo que acontecia à tua volta?
Ao ver o sofrimento, a injustiça, a marginalização, a indiferença, a hostilidade … choras!
Que sensibilidade a tua! Nada nem ninguém te é indiferente! E não foges disso, nem escondes.
Jesus o que é que mais te dói? O que mais te faz sofrer?
Tu és a nossa Paz mas por vezes os nossos olhos estão cegos e não te vemos, não vamos a ti para que nos dês paz. Tu visitas-nos, mas nós nem sempre reconhecemos o tempo da tua visita! Estamos sempre à espera de um momento ideal para estar contigo e não vemos que há tantos momentos em que Tu já estás connosco. Tu estás no “aqui e agora”!


Jesus ajuda-nos a unir-nos a ti quando há situações que nos fazem chorar. Ajuda-nos a não ser indiferentes e a desejar que a tua Paz chegue às nossas cidades. Que hoje possamos reconhecer que nos visitas!

Os comentários estão encerrados.